Farmácia Rangel
Governo do Estado
Falub
Lacca Laboratório
Destaques

Projeto itinerante de cultura popular será realizado em Tracunhaém


Projeto itinerante de cultura popular será realizado em Tracunhaém

No próximo sábado (26), às 21hs, será realizada a abertura da programação cultural do projeto Noite do Formigueiro com apresentações do coco de roda “Panela de Barro” e o Maracatu Leão Misterioso da cidade de Tracunhaém. O evento será realizado na sede do maracatu na Praça do Trabalhador Rural no bairro novo em Tracunhaém.

O evento, que tem o incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, FUNDARPE e Secretaria de Cultura, marca o início das apresentações culturais, gratuita, dos grupos de coco de roda “Panela de Barro” e “Coco Mano de Baé”, que vai percorrer o penúltimo ou último  sábado de cada mês, nas sedes dos maracatus rurais, Boi de Carnaval e bloco rural, do município.

Durante oito meses, de novembro/2016 a junho de 2017, os grupos de coco de roda “Panela de Barro” e “Coco Mano de Baé”, vão realizar uma Noite do Formigueiro em setes sedes de grupos culturais de Tracunhaém. Sendo oito apresentações de Coco de Roda; seis apresentações de Maracatu Rural; uma apresentação de Boi de Carnaval e uma apresentação de Bloco Rural.

A coordenadora geral e idealizadora do projeto, Jeilza Maria, afirma que o evento tem como objetivo “fortalecer as manifestações culturais do município e proporcionar diversão à população local, além de muito aprendizado e ensino da cultura popular e tradicional”.

Protagonistas da festa, os grupos de coco de roda “Panela de Barro” e Coco Mano de Baé têm em comum a tradição da cultura da oralidade e de raiz. Naturais do município de Tracunhaém, os dois grupos buscam, dia a dia, construir a salvaguarda da brincadeira, do coco de roda.

O grupo Panela de Barro, que leva o nome em homenagem a cidade de Tracunhaém, e idealizado há 3 anos,pela mestra Jeilza Maria, ou Jel do Coco, como todas a conhecem -filha de uma importante brincante e compositora de coco do município,Maria José da Rocha, traz em seu repertório,letras voltadas para o universo da cultura que remetem à memória dos antigos cocos entoados nos antigos engenhos de cana de açúcar da região, além de temas ligados a atualidade. Ao todo, dez componentes integram o grupo, que têm como peculiaridade, a participação de vários integrantes da família.

Seguindo o mesmo protagonismo cultural, Evilásio Leão Machado, ou Mano de Baé, também figura-se como um artista da continuidade da cultura de tradição. O grupo de coco de roda,Mano de Baé, há 11 anos apresenta em seus shows, a riqueza rítmica e a valorização da cultura popular nordestina.

Programação:

 

Data: 26/11/16

Local: Sede do Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações:Coco Panela de Barro; Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém

 

Data: 17/12/16

Local: Sede do Maracatu Rural Estrela de Tracunhaém

Horário:21h

Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Estrela de Tracunhaém

 

Data: 28/01/17

Local: Sede do Boi Mimoso de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco de Roda Panela de Barro; Boi Mimoso de Tracunhaém

 

Data: 11/02/17

Local: Sede do Bloco Caravana Andaluza de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco Mano de Baé; Bloco Rural Caravana Andaluza de Tracunhaém

 

Data: 25/03/17

Local: Sede do Maracatu Rural Pavão Dourado de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco Panela de Barro; Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém

 

 

Data: 29/04/17

Local: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém

 

Data: 28/05/17

Local: Sede do Maracatu Rural Leão Formoso de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco Panela de Barro; Maracatu Rural Leão Formoso de Tracunhaém

 

Data: 24/06/17

Local: Sede do Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém

Horário: 21h

Atrações: Coco Mano de Baé; Maracatu Rural Leão Misterioso de Tracunhaém


Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário