Governo do Estado
Lacca Laboratório
Falub
Farmácia Rangel
Destaques

Cidadãos podem cobrar serviços públicos através de ferramenta online


Cidadãos podem cobrar serviços públicos através de ferramenta online

Uma ferramenta chamada “Simplifique” está disponível para que servidores públicos, cidadãos e gestores possam realizar denúncias, reclamações, sugestões e registrar queixas em relação à procedimentos adotados por repartições e falhas no sistema do governo. Quem achar que a prestação de um serviço público está muito burocrática, vai poder apresentar uma solicitação de simplificação, por meio de um formulário online.

De acordo com as informações, no ano passado foi estabelecido em um decreto, que o cidadão não precisa mais apresentar inúmeros documentos com cópia e autenticação. Agora, os órgãos do governo é que terão que captar as informações disponíveis. para dar uma resposta rápida à demanda. Caso a pessoa não tenha acesso à internet ou queira realizar o registro pessoalmente, um funcionário do órgão envolvido deve ficar responsável por digitalizar e lançar na plataforma a queixa feita.

Para realizar uma reclamação, o cidadão deve acessar o site www.simplifique.gov.br. Lá, o usuário pode indicar o serviço ou o nome do órgão que vai receber a proposta de simplificação de procedimentos. Pode ser descrito o ocorrido e propor aprimoramentos. As informações também podem ser complementadas com anexos, que são limitados a 30 megabytes. No término do preenchimento do formulário, é gerado um número de protocolo para que o usuário possa acompanhar a tramitação do registro.

As propostas são averiguadas por um comitê de desburocratização, que irá redigir um relatório e encaminhá-lo a uma ouvidoria. O prazo para que estas ouvidorias respondam ao cidadão é de 30 dias, podendo ser prorrogável por igual período uma única vez. Caso isto não ocorra, o usuário pode formalizar uma denúncia junto à Ouvidoria-Geral da União.

*Com Informações – Agência do Rádio


Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário