Brasileiro de 87: STJ derruba divisão e define o Sport como o único campeão
O Sport garantiu nos tribunais o título do Campeonato Brasileiro de 1987 nesta terça-feira de abril de 2014. Após julgamento do Superior Tribunal de Justiça, o time pernambucano teve a maioria dos votos favoráveis à interpretação de uma sentença de 1994 e garantiu o troféu exclusivamente.
Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol não pode mais declarar também o Flamengo como campeão da competição nacional de 1987, o que também influenciou no caso da Taça das Bolinhas, disputada pelo clube carioca com o São Paulo, agora o único clube seis vezes campeão brasileiro.
A “Taça das Bolinhas” deveria ser entregue ao primeiro time cinco vezes campeão. O Flamengo conquistou o Brasileiro de 1992 e somando ao da Copa União de 1987 e aos Nacionais de 1980, 1982 e 1983 teria direito à taça. O São Paulo, penta campeão em 2007, reivindicava a taça.
O desentendimento sobre esse título gira em torno do regulamento da competição. Primeiramente, os clubes formularam o conjunto de normas e depois a CBF fez outro, que se manteve com liminar, que acabou sendo cassada e outras regras passaram a ser produzidas.
Nesta última edição, foi retirada a previsão de um quadrangular final disputado entre os campeões e vices dos módulos amarelos e verdes. E para a sentença de 1994, essa mudança não poderia prevalecer. A equipe carioca se recusou a disputar essa fase final, por isso o Sport foi declarado campeão.
Fonte: esporte.ig.com.br