Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Governo do Estado
Esportes

Federação Pernambucana de Futebol completa 99 anos


Federação Pernambucana de Futebol completa 99 anos

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) completa 99 anos de fundação nesta segunda-feira (16). Responsável por administrar, dirigir, controlar, difundir, incentivar, melhorar, regulamentar e fiscalizar a maior paixão nacional, a entidade festeja o crescimento do futebol local. No ano passado, o Estado foi o que conquistou mais acessos no Brasil, este ano, o Sport conquistou o título da Copa do Nordeste e a FPF realizou o Centésimo Campeonato Pernambucano da história.

“Vivemos um momento histórico. Recebemos a Copa do Mundo depois de 64 anos, temos a Arena Pernambuco e nossos clubes estão em crescimento. O futebol pernambucano sempre foi uma referência para o País. Todos os torcedores estão de parabéns”, declara o presidente da FPF Evandro Carvalho, 31º presidente da entidade.

A Federação nasceu no dia 16 de junho de 1915, na Estrada de João de Barros, número 19-A, com o nome de Liga Sportiva Pernambucana. Os clubes que participaram da fundação foram o Centro Sportivo do Peres, João de Barros Foot-Ball Club, Sport Club Flamengo, Agros Sport Club e Santa Cruz FutebolClube. Em 26 de março de 1955 é que a entidade passou a chamar-se Federação Pernambucana de Futebol.

São considerados fundadores da Federação: Sport Club Flamengo, América Futebol Clube (anteriormente denominado João de Barros Foot-
Ball Club) Santa Cruz Futebol Clube e igualmente considerados fundadores, Sport Club do Recife, Clube Náutico Capibaribe, Ferroviário Esporte Clube do Recife (anteriormente denominado Associação Atlética Great-Western e atualmente denominado Clube Ferroviário do Recife), Íbis Esporte Clube, Auto Esporte Clube, participando da Assembleia da Fundação as Ligas, Olindense de Desportos, Desportiva Caruaruense, Desportiva Garanhuense e Desportiva de Pesqueira.

Em época de Copa do Mundo, o Estado orgulha-se por ter revelado talentos para a seleção brasileira. Ademir Menezes (1950), Vavá (1958/1962), Zequinha (1962), Rildo (1966), Manga (1966), Ricardo Rocha (1990/1994), Rivaldo (1998/2002), Juninho Pernambucano (2006), Josué (2010) e Hernanes (2014) foram os representantes em Mundiais.

Parabéns aos clubes e aos torcedores pernambucanos.

Fonte: FPF-PE


Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário