Farmácia Rangel
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Falub
Carpina

Prefeitura do Carpina realiza 1ª Conferência de Políticas Públicas para Juventude da Mata Norte


Prefeitura do Carpina realiza 1ª Conferência de  Políticas Públicas para Juventude da Mata Norte

A Prefeitura do Carpina realizou mais um conferência só neste ano, desta vez a Juventude esteve no centro do debate durante todo o dia de hoje (28). A 1ª Conferência de Políticas Públicas para Juventude da Mata Norte, reuniu mais de 100 jovens para debater o tema:Juventude, construindo um amanhã!

Na abertura, o prefeito Carlinhos do Moinho ressaltou a criação da pasta voltada para o segmento jovem: “somos o primeiro Governo na história de Carpina a criar uma Secretaria voltada para a juventude, promessa firmada em nosso Plano de Governo. Não é só criar, mais também incentivar iniciativas como o Fesival que realizamos no início desse mês, de apoiar e manter a Casa das Juventudes, entre outras iniciativas”, afirmou. Em meio a aplausos, o chefe do executivo enfatizou o protagonismo juvenil: “está nas mãos de vocês o futuro de nossa sociedade. Hoje me coloco a disposição para ouvir, debater e pensar nossas políticas públicas para os jovens, conto com todos vocês!”, cravou.

_MG_6797

Pela manhã, tiveram duas palestras, a primeira ministrada pelo professor Antônio Mendes, idealizador do “Projeto Ganhe o mundo” do Governo do Estado e gestor de planejamento estratégico da EMPETUR, que com muito dinamismo levou aos participantes a refletirem sobre suas decisões, trazendo experiências de sua trajetória de vida, “espero ter plantado uma reflexão na cabeça de todos que me ouviram. A correr atrás dos seus sonhos, sair da inércia, saber do que é capaz!”, disse em entrevista. Ainda pela manhã, a representante da Secretaria Executiva de Juventude do Estado, Adriana Luz palestrou sobre o papel da conferência e o papel dos jovens como autor das mudanças sociais.

Após o almoço, teve um breve momento de descontração, conversas e brincadeiras para que os conferencistas recarregassem as energias. Na volta do debate, foram divididos em cinco eixos temáticos: Educação; Saúde; Comunicação, Turismo e Cultura; Justiça, diversidade e cidadania; Meio ambiente e Territorialização. Mais de 75 propostas foram levadas no final ao plenário que também elegeu os quatro delegados e quatro suplentes que representarão a cidade na Conferência Estadual que será realizada nos dias 05 e 06 de outubro, no Centro de Convenções em Olinda.

O secretário Roberval Araújo fez uma balanço do encontro e agradeceu: “Ficamos muito felizes em ver a participação desses alunos e das demais pessoas que se dispuseram a estar conosco no dia de hoje, concretizando mais esse trabalho da Secretaria da Juventude. Esse é mais um passo que damos para a afirmação da pasta como representante dos interesses da juventude carpinense. E completou, “ver todos esses jovens participando, perguntando, levantando questionamentos e demonstrando interesse no envolvimento das causas públicas é gratificante. Só temos que agradecer a Deus por podermos  estar sendo atuantes e poder dizer que hoje, somos o único Município da Zona da Mata a realizar a Conferência de Políticas Públicas para Juventude”, comemorou o secretário.

 

CONSELHO: No início da Conferência, o prefeito Carlinhos do Moinho empossou o primeiro Conselho Municipal de Juventude, tendo como presidente, o estudante Eliton Lopes de Souza Filho, que reconhece a grande responsabilidade imposta pela sua escolha em presidir o Conselho: “A responsabilidade é grande, mas faremos de tudo para enquanto conselho honrar a confiança depositada. Estamos abertos para debater, ouvir e planejar!”.

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Carpina

Fotos: Elmo Martins


Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário