Lacca Laboratório
Governo do Estado
Falub
Farmácia Rangel
Carpina

Em decisão liminar no TRE-PE, Vereador eleito Jozias Marques pode ser diplomado em Carpina


Em decisão liminar no TRE-PE, Vereador eleito Jozias Marques pode ser diplomado em Carpina

O vereador eleito Jozias Marques (SD) conseguiu uma liminar nesta segunda-feira (12) contra decisão do juiz eleitoral de Carpina Rildo Vieira da Silva que suspendia a diplomação. A liminar foi concedida pelo desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo em ação impetrada pela advogada Nádjila Kelly Pereira da Silva.

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA.

Trata-se de Recurso Eleitoral na Prestação de Contas de Jozias José Marques Pessoa, candidato ELEITO ao cargo de vereador pelo Partido da Solidariedade – SD, relativa às Eleições 2016.

Contas apresentadas dentro do prazo estabelecido no art. 45 da Resolução TSE nº 23.463/2015 (fls. 03/82).

À fl. 83, a unidade técnica emitiu relatório conclusivo pela aprovação das contas (fl. 83).

Em parecer juntado à fl. 84, o Procurador Regional Eleitoral opinou pela aprovação com ressalvas.

Em sentença de fls. 85/85v, o magistrado de 1º grau desaprovou as contas e, em consequência, suspendeu a diplomação do recorrente.

Em suas razões (fls. 86/93), o candidato objetiva a tutela provisória de urgência para suspender os efeitos da decisão que suspendeu a diplomação. Ao final, requer a reforma da sentença, para que seja deferida a aprovação das contas apresentadas e, por conseguinte, confirmar a decisão liminar.

Eis o relatório, passo a decidir.

Numa análise perfunctória, vislumbro de imediato os elementos que evidenciam a probabilidade do direito e o perigo de dano, nos termos do art. 300 do novo CPC.

A probabilidade do direito repousa, prima facie, na ausência de norma legal que autorize a suspensão da diplomação em virtude da rejeição das contas eleitorais apresentadas.

Vejamos o dispositivo da legislação pertinente (Resolução TSE nº 23.463/15) que estabelece as consequências da rejeição das contas de campanha, in verbis:

“Art. 74. Desaprovadas as contas, a Justiça Eleitoral remeterá cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral para os fins previstos no art. 22 da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei nº 9.504/1997, art. 22, § 4º)” .

O perigo do dano reflete-se na proximidade da diplomação dos eleitos agendada para o próximo dia 14/dez/16, consoante documento de fls. 97.

Assim, presentes os requisitos autorizadores da tutela de urgência, defiro o pedido para receber, excepcionalmente, o presente recurso com efeito suspensivo.

Ciência ao juízo da 20º Zona Eleitoral – Carpina.

Publique-se.

Após, vista ao Procurador Regional Eleitoral.

Recife, 12 de dezembro de 2016.

Des. Eleitoral LUIZ CARLOS BARROS FIGUEIREDO

Relator


CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário