Farmácia Rangel
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Falub
Destaques

Confira as principais datas do calendário eleitoral 2018


Confira as principais datas do calendário eleitoral 2018

No mês de outubro de 2018, a população brasileira vai às urnas para eleger os novos representantes. Presidente e vice-presidente da República, governador e vice, senador, deputado federal, estadual ou distrital, serão os cargos que disputarão as eleições neste ano. O primeiro turno ocorre no dia 7 de outubro, enquanto o segundo turno, nos casos em que houver, acontece no dia 28 do mesmo mês. O eleitor que pretende requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral, tem até o dia 9 de maio para fazer estas solicitações e ficar em dia com o sistema eleitoral. Este também é o prazo final para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência para uma seção que tenha acessibilidade

De acordo com as informações, com as novas regras eleitorais aprovadas no Congresso já em vigor para este ano, a partir de 1º de abril o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a esclarecer as regras e o funcionamento das eleições. Já no dia 18 de junho serão divulgados os recursos disponíveis no Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). É importante salientar que aqueles que desejam concorrer aos cargos eletivos devem se filiar a um partido político até o dia 7 de abril, exatamente seis meses antes da data das eleições, prazo que era anteriormente de um ano. O dia 15 de agosto é o último dia para partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos. No dia seguinte, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet, desde que não seja paga, entre outras formas.

Ainda de acordo com as informações, a Justiça Eleitoral terá até o dia 17 de setembro para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que vão concorrer ao pleito de 2018. A partir do dia 22 de setembro, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão vai ter início em 31 de agosto e termina no dia 4 de outubro. Um dia antes do pleito, 6 de outubro, é a data-limite para que sejam distribuídos materiais gráficos e para que sejam promovidas caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som que transitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

*Com informações – Agencia do Rádio


Cachorro Quente
CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário