Farmácia Rangel
Falub
Lacca Laboratório
Governo do Estado
Cidades

MPF-PE ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Ferreiros


MPF-PE ajuíza ação de improbidade contra ex-prefeito de Ferreiros

Uma ação de improbidade contra o ex-prefeito de Ferreiros, Gileno Campos Gouveia Filho, foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Goiana (PE). Segundo as informações, a ação foi tomada pela prática de irregularidades em licitação realizada para aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar dos alunos da educação básica da rede municipal de ensino. Também são alvos da ação a pregoeira do procedimento licitatório e a empresa favorecida.

Foi requerido que a Justiça Federal decrete a indisponibilidade de bens dos acusados, no valor do prejuízo causado ao erário. O MPF requer ainda que sejam determinados o ressarcimento integral do dano e a perda de bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, bem como a perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos e proibição de contratar com o poder público por cinco anos, além do pagamento de multa civil.

De acordo com informações repassadas, após fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU), houve superfaturamento na contratação da empresa Produtos Ita Ltda., levando em consideração os preços efetivamente pagos pela prefeitura e os praticados pelo mercado. As apurações indicaram que, no caso de alguns produtos, houve sobrepreço de até 329% – o valor pago para 200g de leite em pó, por exemplo, foi de R$ 24,95.

As aquisições foram feitas de forma parcelada, em 2014, 2015 e 2016, causando um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 80 mil. De acordo com a ação, a pregoeira Lidiany Cavalcante de Melo agiu de forma negligente, não tendo conduzido o pregão de acordo com as normas e princípios aplicáveis ao procedimento.

*Com Informações – MPF/PE


CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário