Governo do Estado
Lacca Laboratório
Falub
Farmácia Rangel
Cidades

MPF garante definição de prazo máximo para expedição e registro de diplomas em Instituições de Ensino Superior


MPF garante definição de prazo máximo para expedição e registro de diplomas em Instituições de Ensino Superior

Um novo prazo foi definido para expedição e registro de diplomas pelas Instituições de Ensino Superior no âmbito do sistema federal de ensino, a partir da colação de grau. A atuação do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) garantiu que o Ministério da Educação (MEC) publicasse portaria de nº 1.095/2018, estabelecendo o prazo de 60 dias corridos.

Por meio de inquérito civil e procedimento administrativo, o MPF acompanhou desde 2013 os estudos e a adoção de medidas pelo MEC diante da flexibilização que as IES tinham com relação aos prazos para expedição e registros desses documentos. O registro deve ser feito também em até 60 dias corridos após o diploma expedido.

No caso das instituições que não têm prerrogativa para registro, os diplomas por elas expedidos devem ser encaminhados em até 15 dias para a IES registradora. A partir do recebimento, o registro deverá ser feito igualmente em até 60 dias. Esses prazos poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período, desde que seja feita uma justificativa pela instituição de ensino superior.

A Portaria nº 1.095 do MEC foi publicada em 25 de outubro passado. As IES têm 180 dias, a partir da data da publicação, para se adequarem à norma. O descumprimento da portaria pelas IES será considerado irregularidade administrativa, que poderá ser apurada em processo administrativo de supervisão.

 

*COm informações – MPF/PE


Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário