Alepe recebe estudantes de São Vicente Férrer para Aula de Cidadania
Alunos do 3º Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Barbosa de Almeida, do município de São Vicente Férrer, visitaram na manhã da última quinta-feira (26), a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), para uma Aula de Cidadania. Segundo as informações, a atividade, que integra o Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto, foi realizada a convite do deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). O grupo aprendeu como funciona o Poder Legislativo e pôde assistir a uma Reunião Plenária. No Plenário, representantes da escola foram presenteados com livros sobre Luiz Gonzaga (O Matuto que Conquistou o Mundo e A Luz dos Sertões), além de obras sobre o Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica da Alepe.
“Espero que vocês possam sair daqui entendendo um pouco mais o papel dos deputados estaduais”, discursou Magalhães na tribuna. Ele ainda contou ter participado da conquista de uma quadra poliesportiva para a unidade de ensino. “O terreno foi desapropriado e o projeto avançou, devendo entrar no próximo lote de licitação do Estado para que seja iniciada, efetivamente, a construção. Vai ser uma melhoria importante na infraestrutura do colégio.”
Comandando a sessão, o presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), também saudou os visitantes. “Espero que vocês conheçam melhor este Poder e possam levar esse aprendizado ao seu município, além de fazerem as críticas construtivas para que nós, deputados, possamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho realizado em prol de todos os pernambucanos e pernambucanas”, afirmou.
O professor de Português Luzivânio de Oliveira destacou que passar o dia na Assembleia foi muito importante para os alunos. “Eles puderam sentir na prática como funciona o dia a dia do Poder Legislativo, e a experiência certamente trará novas perspectivas de vida para a turma”, acredita.
Também o estudante Vinícius Nunes elogiou a iniciativa da Casa e lamentou que, no cotidiano, as pessoas normalmente não se importem com o que ocorre no Legislativo. “Hoje aprendemos muito sobre o funcionamento da Assembleia e esse conhecimento poderá despertar em alguns o gosto pela política.”
*Com informações – Alepe