Suspeitos de tentativa de assalto na Agência dos Correios de Bom Jardim são detidos pela Polícia Federal

Dois criminosos que tentaram assaltar a Agência dos Correios de Bom Jardim, no dia 1º de agosto deste ano, foram detidos na última quarta-feira (11). A ação foi feita em conjunto pela Polícia Federal (PF) em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (DELEPAT), com apoio da Força Nacional Judiciária.
O Fato – A Agência fica localizada na Avenida José Moreira de Andrade, a 100 km do Recife. A investida ocorrida no dia 1º de agosto, desde a chegada dos suspeitos até a consumação do assalto, durou cerca de 2 minutos e contou com a participação direta de pelo menos 5 assaltantes, sendo 3 dentro da agência com revólveres calibre 38 e mais 2 criminosos do lado de fora dando cobertura ao bando e utilizando um veículo Peugeot de cor preta para dar fuga aos comparsas.
Segundo as informações, após a investida, contra o prédio dos Correios na cidade de Belo Jardim, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou os suspeitos como sendo Jobson Riccelly Santos Barros, 24, que já foi preso por assalto com uso de arma de fogo em Olinda, condenado a 6 anos de reclusão, e Vinícius Oliveira de Souza, 23, que já foi preso por uso de entorpecentes e Lei Maria da Penha, descobrindo os locais onde ambos estavam e realizando a captura deles.
A Captura – Ainda de acordo com as informações da Polícia Federal, como existe um trabalho sendo desenvolvido pela Força Nacional Judiciária, através do Projeto “Em Frente Brasil”, desenvolvido pelo Ministério Justiça e Segurança Pública, alguns militares integraram-se as duas equipes da DELEPAT e Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal para juntos cumprirem 2 Mandados de Prisão Preventiva e 2 de Busca e Apreensão nas residências dos suspeitos.
Ao chegar nos endereços os policiais federais e militares, através de uma ação rápida e eficaz, fizeram um cerco às residências. Um deles, Vinícius, ao perceber a presença do efetivo policial, tentou fugir, porém, foi detido. Na casa dele, também foi encontrada 30 gramas de maconha. Já o outro, não esbouçou nenhum tipo de resistência e sua prisão foi feita sem maiores problemas, de acordo com as informações.
Os suspeitos tomaram ciência dos respectivos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, foram informados dos seus direitos e garantias constitucionais e em seguida, foram levados para a Superintendência da Polícia Federal no bairro do Recife Antigo, para as formalidades legais de Polícia Judiciária, tendo sido indiciados pela prática do crime contida no artigo Art. 157, §2º, I e II do Código Penal (roubo com concussão de duas ou mais pessoas com emprego de arma de fogo) e, caso venham a ser condenados, poderão pegar penas que variam de 4 a 10 anos de reclusão.
Um deles também foi autuado através de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por ter sido encontrada uma pequena quantidade de maconha na residência dele. Após a autuação, foram feitos exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal ( IML), passaram pela audiência de custódia, tiveram suas prisões preventivas confirmadas e foram encaminhados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (COTEL), onde ficará à disposição da Justiça Federal.
Retrospecto – No dia do assalto, 1º de agosto, a Polícia Militar (BEPI-3ª CIPM-22ºBPM) de Surubim, foi acionada, se dirigiu para o local minutos depois, fez algumas incursões com vistas a capturar os suspeitos e conseguiu deter Fabiano da Silva Nascimento, 26, que já havia sido preso por tráfico de entorpecentes ficando recluso por 4 meses. Jéssica Silva de Lima, 19 e Linday Chayane Alves, 22. Dois três, apenas Fabiano teve a prisão preventiva decretada.
Já no dia 5 de agosto, o 22º Batalhão de Polícia Militar de Surubim, através de rondas e abordagens dentro da Operação Inquietação-Duas Rodas, deteve Douglas Silva da Costa, 26, estava com um celular com registro de roubo. O suspeito franqueou o acesso à residência dele, e lá os militares encontraram 2 revólveres calibres 32 e 38, sendo um deles com registro de furto do vigilante que teve sua arma tomada em assalto quando da investida na agência dos Correios de Bom Jardim. Ao todo, foram apreendidos R$ 1.540 reais, 1 moto Titan e 1 veículo ônix com a placa clonada, além 2,3 Kg de uma substância branca semelhante a cocaína. De acordo com as informações, o suspeito foi o mentor do assalto e possui antecedentes criminais por dois homicídios em Recife.
Segundo a Polícia Federal, dos 5 assaltantes apenas um continua foragido, identificado como Tiago Roberto Vidal de Farias. Qualquer informação que possa levar a captura do último suspeito, pode ser feita através do Disque-Denúncia pelo número 3421-9595. A PF ressalta que as pessoas que colaborarem terão sua identificação, sigilo e anonimato preservados.