Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Nacional

Cartilha é divulgada pelo Governo para voluntários que atuam em praias do Nordeste


Cartilha é divulgada pelo Governo para voluntários que atuam em praias do Nordeste

Uma cartilha foi publicada nesta sexta-feira (25), pela Defesa Civil e Ministério da Saúde, contendo recomendações para os voluntários que atuam na limpeza das praias afetadas pelo derramamento de petróleo no litoral do Nordeste. Na ocasião, também foram distribuídos equipamentos de proteção individual para a população da região.

No folheto há recomendações para que a população não entre em contato direto com o óleo, especialmente gestantes e crianças. Também é preciso observar as orientações da vigilância sanitária para o consumo de alimentos, como peixes e mariscos, provenientes das áreas afetadas.

Segundo a cartilha, a curto prazo a inalação dos vapores do óleo pode provocar dificuldade de respiração, dor de cabeça, confusão mental e náusea. Na pele, podem aparecer irritações e outros sintomas como erupções vermelhas, queimação, inchaço.

Já no caso de ingestão do óleo, o paciente poderá sentir odores abdominais, além de ter vômito ou diarreia. Uma exposição a esse elemento tóxico de longo prazo pode provocar danos a órgãos como pulmões, fígado e rins. Desequilíbrios hormonais e infertilidade também podem ocorrer, além de alterações no sistema nervoso e circulatório. Em casos extremos, a ingestão pode provocar câncer.

O Ministério da Saúde pede que o paciente que tiver dúvidas, entre em contato com o Centro de Informações Toxicológicas pelo telefone 08007226001 e procure ajuda médica.

 

 

 

 

*Com informações – Agência Brasil


Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário