Lacca Laboratório
Governo do Estado
Falub
Farmácia Rangel
Cidades

Celulares apreendidos nos presídios de PE serão reaproveitados em projetos de educação e meio ambiente


Celulares apreendidos nos presídios de PE serão reaproveitados em projetos de educação e meio ambiente

Nesta quarta-feira (01), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vai executar a terceira entrega de celulares apreendidos nas unidades prisionais do Estado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC). Desta vez, serão repassados dois mil aparelhos que serão destinados a estudantes de cursos de tecnologia em situação de vulnerabilidade social. O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, estará na entrega na sede do Instituto, no bairro de Dois Irmãos, no Recife.

Com a remessa desta quarta, são quase 4.600 aparelhos entregues ao CRC desde a assinatura do termo de cooperação técnica, em abril de 2019, pela SJDH e o Centro. A ação, inédita no País, visa promover aprendizado aos jovens e a preservação do meio ambiente. “Não podemos ficar com o lixo eletrônico que vem das unidades prisionais, nem comprometer o meio ambiente jogando o resíduo fora. Eu gostaria de não apreender nenhum celular em unidades prisionais, mas como isso ainda acontece, precisamos dar um destino a eles para que não retornem à prisão” completa Eurico.

No CRC, os aparelhos são segregados. O plástico é destruído e descartado conforme a política de descarte de resíduos sólidos. As placas, baterias e ‘vibra calls’ são transformados em robôs, bengalas e chapéus sonoros para deficientes visuais, entre outras ferramentas. Já o vidro pode virar luminárias e quadros. “Este ano estamos fazendo toda a triagem e segregação dos materiais para que no segundo semestre possamos atender 250 jovens em processo de formação”, informou o fundador e diretor-executivo do CRC, Sávio França.

De janeiro a junho deste ano, foram apreendidos 1.219 celulares em presídios do Estado, 290 a menos do que no mesmo período de 2019. Já no ano passado, as revistas de materiais ilícitos contabilizaram 2.601 aparelhos recolhidos.


Armazém Loureço
Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário