Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem início em Lagoa de Itaenga
Foi iniciada em Lagoa de Itaenga, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 16h. A 1ª fase da vacinação será de vai até o dia 10 de maio e é destinada à vacinação de:
•Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
•Gestantes (em qualquer idade gestacional);
•Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
Segundo a gestão, a campanha é uma importante medida também no combate à pandemia de coronavírus, uma vez que, a vacinação contra a influenza prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Vale salientar que é necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas da Covid-19 e da gripe, portanto, a data de imunização contra coronavírus deve ser priorizada. As pessoas dos grupos prioritários incluídas na 1ª fase da campanha devem procurar um dos 11 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por toda a cidade, das 8h às 16h, para receber a dose da vacina contra Influenza.
Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina previne do ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os tipos mais comuns no Brasil, evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório e causar complicações graves. Mesmo quem já recebeu a dose no ano passado deve se imunizar de novo, pois conforme alerta do Ministério da Saúde houve alteração de duas cepas de vírus.