Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha é celebrado na ETE Maria Eduarda Ramos de Barros
A Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros (ETEMERB) realizou diferentes atividades com os estudantes entre os dias 23 a 27 de julho, em comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho. Na sexta (23), os estudantes iniciaram a leitura sobre a instituição da data pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em seguida, foi a vez da leitura sobre Tereza de Benguela, líder quilombola brasileira que resistiu à escravidão por quase duas décadas e que se tornou um símbolo de resistência e matriarcado. Munidos das informações, os estudantes socializaram suas percepções por meio de postagens no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
“Foi muito importante esse trabalho e a inserção dos alunos nesse momento histórico e social onde nós discutimos sobre o racismo e tanta discriminação de gênero. Essa é uma temática permanente no nosso núcleo, e esses eventos nos ajudam ampliar toda essa discussão para toda a comunidade escolar. Trabalhamos com o viés da disparidade social, da discriminação, e os nossos estudantes interagiram bastante”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Joseane Rocha, idealizadora do evento e coordenadora do núcleo.
Para encerrar a programação, toda a comunidade escolar participou da palestra “O trabalho doméstico das mulheres negras e pobres a partir das cozinhas dos engenhos de açúcar até às mansões urbanas atuais”, ministrada pela professora Célia Ramos, da Rede Estadual, e transmitida ao vivo pela conta do YouTube da escola, que reuniu aproximadamente 300 espectadores na última terça-feira (27). Todas as atividades foram promovidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero da unidade de ensino.