Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Governo Agosto
Cidades

Governo de Pernambuco comemora elucidação de 98% dos casos de feminicídio registrados, em 18 meses do Juntos pela Segurança


Governo de Pernambuco comemora elucidação de 98% dos casos de feminicídio registrados, em 18 meses do Juntos pela SegurançaFotos: Janaína Pepeu/Secom

Os dados de resolutividade da Polícia Civil nos casos de feminicídio em Pernambuco foram apresentados a governadora Raquel Lyra, nesta segunda-feira (19), em reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança. O Estado conseguiu elucidar 98% dos feminicídios registrados entre janeiro de 2023 e junho de 2024, através do trabalho da corporação. Foram 121 crimes deste tipo cometidos no período, dos quais 119 foram esclarecidos pela Polícia Civil, com a conclusão do inquérito policial e a identificação dos autores. Os outros dois casos estão em investigação.

“Os dados apresentados na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança desta segunda-feira mostram o compromisso da nossa Polícia Civil com a elucidação de todos os feminicídios cometidos no Estado. É inadmissível que tantas pernambucanas ainda convivam com o medo, mas é importante que essas mulheres tenham a certeza de que o nosso time não vai descansar até que esses crimes sejam investigados e que os autores de cada um deles seja punido”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

Para o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Renato Leite, a corporação adota as investigações de feminicídios como prioridade absoluta, o que resulta no alto índice de resolutividade. “O foco principal do nosso pessoal, sobretudo no Departamento da Mulher e das Delegacias de Homicídios, que investigam os casos, é a resolução de todo e qualquer caso de feminicídio que venha a ocorrer em Pernambuco. Foi com esse pensamento que, nos primeiros dezoito meses da gestão da governadora Raquel Lyra, conseguimos chegar aos autores de 98% desses crimes. Nossa meta agora é chegar aos 100%”, afirmou.

Segundo o Governo, investimento em campanhas de conscientização para que a mulher denuncie casos de agressão o mais cedo possível tem sido o foco da Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com a Secretaria da Mulher. Além disso, desde setembro de 2023, 381 servidores da SDS, sendo 129 policiais civis e 252 policiais militares, passaram por qualificação feita pela SDS em parceria com a Secretaria da Mulher. Em nove meses de atuação, 12 cidades de Pernambuco já receberam a equipe de capacitação.

As Medidas Protetivas de Urgência (MPU) também tem sido monitoradas, desde o início de 2024, pela Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, em todos o Estado. Entre as mulheres acompanhadas pelas equipes da PM, nenhum feminicídio foi registrado.

A reunião teve a participação dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Érika Lacet (Controladoria-Geral). Também acompanharam o encontro o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cantarelli; e o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.


Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário