Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Governo Agosto
Falub
Cidades

Pernambuco assina acordos de cooperação na área de segurança pública e no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes


Pernambuco assina acordos de cooperação na área de segurança pública e no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentesFotos: Janaína Pepeu/Secom

Durante a solenidade de abertura do 18º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado nesta terça-feira (13), no auditório do Cais do Sertão, no Recife, a governadora Raquel Lyra assinou um acordo de cooperação para a realização de um diagnóstico sobre intercâmbio de informações e construção de pesquisas para aprimorar a política de segurança pública. No evento, a gestora e a vice-governadora Priscila Krause também assinaram um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Criança e Juventude e o Instituto Liberta com o objetivo de apoiar no desenvolvimento do plano de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Apenas com a união de todos os que estão participando desse fórum será possível tornar o nosso país e o Estado de Pernambuco locais mais seguros. Por isso nós temos a alegria de assinar, hoje, uma parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que vai nos ajudar nas análises dos nossos dados e indicadores e, consequentemente, nos levar a melhorar as nossas estatísticas, para que a gente possa ser mais assertivo na resposta à criminalidade. E também assinamos um acordo com o Instituto Liberta para um plano de defesa e cuidado com crianças e adolescentes”, explicou a governadora.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou que as políticas de segurança pública são necessárias para a promoção dos direitos humanos. “É compromisso do ministério empreender todos os esforços para articular com interlocutores governamentais e não governamentais o desenvolvimento das propostas que incluam esse diálogo permanente entre direitos humanos e segurança pública”, disse o ministro.

No caso do primeiro acordo assinado com o fórum, fica estabelecida uma parceria para a realização conjunta de atividades de pesquisas de interesse mútuo e de intercâmbio de dados, informações e metodologias relacionadas com a temática da segurança pública.

“A ideia desse acordo é dialogar, discutir o que está sendo feito e vem dando certo na área da segurança pública em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Ontem, por exemplo, nós estivemos na reunião do Juntos pela Segurança e tivemos acesso ao monitor do feminicídio, que é uma iniciativa do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, algo único no Brasil, para que se consiga responsabilizar todos os autores de feminicídios que ocorrem em Pernambuco. O que o Fórum vai fazer é ajudar a documentar e irradiar essa iniciativa”, pontuou o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

Já no segundo acordo o objetivo é fortalecer o sistema de garantia de direitos da criança e adolescente, ampliando as políticas de promoção, defesa e cuidados direcionados a adolescentes e crianças de Pernambuco.

O evento que segue até esta quinta-feira (15), reúne profissionais da segurança pública, gestores federais, estaduais e municipais, além de pesquisadores acadêmicos e representantes da sociedade civil de todo o país, em Pernambuco, para a discussão de temas relacionados à segurança pública.

“Segurança pública é responsabilidade de todos, União, estados e municípios, mas a meta do governo federal é unir o Brasil em torno de um sistema forte, como já aconteceu com a saúde, para avançarmos nesse tema. Nosso país é uma federação, tem suas especificidades, mas nós temos que entender que esse tema precisa de diretrizes nacionais, respeitadas as competências, individualidades e atribuições dos estados”, afirmou o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mário Luiz Sarrubbo.

“No fórum, serão dezenas de palestras, de mesas para discutir diversos assuntos, diversos temas, desde o uso de câmeras corporais, à grade curricular de cursos de formação, diversas matérias com a participação também de convidados”, observou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A abertura do evento teca a participação do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, dos deputados estaduais Joel da Harpa e Gleide Ângelo, além de vários secretários estaduais.

 


Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário