Governo Agosto
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Cidades

Papel do esporte como ferramenta de formação cidadã é destacado na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), pela governadora Raquel Lyra


Papel do esporte como ferramenta de formação cidadã é destacado na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), pela governadora Raquel LyraFotos: Janaína Pepeu/Secom

Realizados pela primeira vez em Pernambuco, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) comecaram neste sábado (21), na Arena de Pernambuco. A maior competição esportiva educacional do país acontece até o dia 3 de outubro no estádio em São Lourenço da Mata e em vários locais do Recife. Na cerimônia de abertura, a governadora Raquel Lyra ressaltou a importância do esporte como ferramenta para formação dos cidadãos.

“Nós, como a capital do esporte educacional brasileiro durante esses dias, estamos de braços abertos para os jovens atletas do país. Temos plena convicção de que com os nossos estudantes participando de jogos como esses, junto com a educação, estamos formando cidadãos melhores. Temos em Pernambuco um dos maiores programas de incentivo ao esporte do Brasil, com ações como o Time Pernambuco, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico, que fomentam o esporte de alto rendimento. Ao mesmo tempo, nas nossas escolas, temos incrementado os recursos destinados à prática esportiva”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

Os JEBs reúnem milhares de alunos/atletas com idades entre 12 e 14 anos, de todos os estados do Brasil. A delegação de Pernambuco é composta por 357 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a maior do país na competição. Entre eles está a estudante Júlia Furtado, de 14 anos, de Petrolina, no Sertão, que está competindo no vôlei. “Esta é a primeira vez que estou participando dos jogos. Conseguimos chegar até aqui, acho que foi uma conquista muito grande pra gente, que veio de um colégio de Petrolina”, afirmou a atleta.

“Quero agradecer ao público e à governadora Raquel Lyra, que há mais de um ano demonstrou interesse em Pernambuco sediar este evento. É de uma satisfação imensa ter os JEBs com mais de oito mil participantes de forma direta, sendo quase seis mil atletas. Pernambuco hoje é o centro do mundo do esporte escolar”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

No total, serão 17 sedes que receberão modalidades dos JEBs, entre eles o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os jogos atendem as categorias masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. São 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Pedro Henrique Cordeiro, representou o Ministério do Esporte. “Os jogos escolares são a porta de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil e em qualquer parte do mundo. Pernambuco está comprovando o sucesso da escolha da realização dos JEBs aqui”, explicou. O secretário-executivo de Esportes do Estado, Luciano Leonidio, destatou que “o Estado de Pernambuco entende que o esporte é um importante veículo de educação”.

Com apoio do Ministério do Esporte, os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE, que está edição conta com a parceria do Governo de Pernambuco. A competição tem o objetivo de promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. O torneio também é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.

O evento teve a participação dos secretários estaduais de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.

 


Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário