Farmácia Rangel
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Falub
Destaques

TCE-PE é o segundo mais transparente do País


TCE-PE é o segundo mais transparente do País

Uma avaliação realizada pela ENCCLA (Estratégia Nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro – 2016) aponta o tribunal de contas de Pernambuco (TCE-PE) com o segundo mais transparente do Brasil dentre os tribunais estaduais e o terceiro no cômputo geral incluindo o TCU e os TC’s municipais.

O tribunal melhor avaliado no Brasil é o do Rio Grande do Sul com nota 93 enquanto o TCE-PE obteve a nota 81.

A ENCCLA avaliou este ano o índice de transparência nos Tribunais de Contas, nos poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, objetivando aumentar a efetividade do sistema preventivo de lavagem de dinheiro e de combate à corrupção. Além disso, fomentou a participação social através de instrumentos de transparência para o monitoramento da transferência dos recursos federais para estados e municípios.

Colaboraram com esta avaliação, dentre outras entidades, o BNDES, a Associação dos Juízes Federais, a CADE, a CGU, o Conselho Nacional de Justiça, a Atricon, o Conselho Nacional do Ministério Público e o INSS. A XIII reunião plenária da ENCCLA foi realizada em Fortaleza (CE) entre os dias 23 e 26 de novembro do ano passado.

Confira, abaixo, o Índice de Transparência dos Tribunais de Contas:

enccla_novo

Quando se considera o conjunto dos Tribunais de Contas, a primeira colocação ficou com o TCE-RS com 93 pontos, a segunda com o TCU com 82 e a terceira com o TCE-PE com 81.

A ENCCLA foi criada em 2003 para a formulação de políticas públicas voltadas ao combate à corrupção e lavagem de dinheiro. O trabalho é realizado por meio de “ações” que são elaboradas, discutidas e pactuadas por todos os seus membros. Para cada “ação” cria-se um grupo de trabalho com representantes de várias instituições, ao qual compete analisar diagnósticos e a composição do banco de dados das entidades avaliadas.

Confira o estudo clicando aqui.


Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário