Falub
Farmácia Rangel
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Destaques

Senadores pedem que voto deixe de ser obrigatório


Senadores pedem que voto deixe de ser obrigatório

Vários Senadores apresentaram propostas de emenda à Constituição, para que o voto deixe de ser obrigatório. A Senadora Ana Amélia (PP-RS), argumenta que o número de abstenções tem sido cada vez mais alto e isso retrata a vontade do povo de poder escolher ou não exercer o direito ao voto. Ricardo Ferraço (PSDB-ES), argumenta que o voto é um direito e não uma obrigação, onde caberia ao eleitor, decidir exercê-lo ou não.

Contrário a decisão, o Senador Humberto Costa (PT-PE), questionou a representatividade do eleito por sistema facultativo de voto. Segundo ele, é uma obrigação do cidadão participar da decisão do destino do seu país e o número pequeno de eleitores não dá a legitimidade de um político governar um país.

Os Senadores Romero Jucá (PMDB-RO) e José Reguf (Sem Partido-DF) também são favoráveis ao voto facultativo. As propostas dele e da Senadora Ana Amélia (PP-RS), aguardam a designação do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Já Ferraço (PSDB-ES), que teve a proposta rejeitada em 2014, foi enviada ao plenário e está pronta para ser votada. As pessoas podem participar e opinar sobre o voto facultativo, na página do Senado Federal na internet.

 

Fonte – Senado Federal


CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário