Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Governo do Estado
Esportes

LIGA DOS CAMPEÕES: Sorteio define semifinais


LIGA DOS CAMPEÕES: Sorteio define semifinais

A Liga dos Campeões da Europa pode ter uma inédita final entre os rivais Barcelonae Real Madrid ou um clássico entre os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça, as bolinhas com os nomes dos clubes colocaram frente a frente os times espanhóis e germânicos nos duelos das semifinais. Mais uma oportunidade para duas das principais potências do continente nos últimos anos medirem forças*.

O Barcelona enfrenta o Bayern de Munique, com a vantagem de decidir em casa, no Camp Nou. O confronto abre e fecha a fase, nos dias 23 de abril e 1º de maio, e tem como curiosidade envolver o ex e o futuro time do treinador catalão Guardiola, de férias até julho, quando assume o comando da equipe alemã. Na outra chave, o Real Madrid duela com o Borussia Dortmund, primeiro atuando fora de casa, no Westfalenstadion, dia 24 deste mês, fazendo o jogo de volta no Santiago Bernabéu, dia 30.

Na última temporada, Bayern e Chelsea impediram a decisão entre Barcelona e Real Madrid na Champions. Nas semifinais, o time alemão eliminou os merengues, enquanto a equipe inglesa, campeã na final disputada na Allianz Arena, tirou os catalães do torneio.

Lizarazu bayern de munique e Zubizarreta Barcelona sorteio liga dos campeões (Foto: Agência Reuters)
Lizarazu, ex-jogador do Bayern, Zubizarreta, ex-goleiro e dirigente do Barça, posam em frente à ‘orelhuda’: duelo entre time alemão e equipe espanhola decide quem disputará a taça (Foto: Agência Reuters)

Até hoje, só três decisões foram entre times do mesmo país. Na temporada 1999/2000, o Real Madrid derrotou o Valencia por 3 a 0, no Stade de France. Na edição de 2002/03, o Milan superou o Juventus nos pênaltis, por 3 a 2, após empate por 0 a 0 em 120 minutos de partida no Old Trafford, na Inglaterra. Mais recentemente, em 2007/08, o Manchester United também precisou da disputa da penalidades máximas para ser campeão diante do Chelsea, ganhando por 6 a 5 após o placar de 1 a 1 ao fim da prorrogação, no estádio de Lujniki, em Moscou.

– É uma eliminatória entre duas grandes equipes, com estilos diferentes. O Bayern é um grande time, um clube poderoso. Tentaremos fazer o que sabemos: desfrutar do futebol. Esperamos voltar a Wembley, este lugar que é mágico para nós – disse Zubizarreta, ex-goleiro e diretor esportivo do Barcelona, referindo-se ao estádio londrino de Wembley, palco da final no dia 25 de maio, onde o time catalão foi campeão do torneio há duas temporadas, vencendo o Manchester por 3 a 1.

Real e Bayern levam a melhor no histórico dos confrontos pela Champions

Emilio Butragueno real madrid e Lars Ricken Borussia Dortmund sorteio liga dos campeões (Foto: Agência Reuters)
Butragueno, dirigente do Real, e Lars Ricken, do
Borussia, também posam após a definição do
confronto no sorteio (Foto: Agência Reuters)

Real e Borussia estavam no mesmo grupo na fase inicial da atual Liga dos Campeões da Europa e se enfrentaram duas vezes. Invicto no torneio e com 100% de aproveitamento em casa, o time alemão venceu por 2 a 1 no Westfalenstadion e arrancou um 2 a 2 no Santiago Bernabéu. No histórico total do confronto pela competição, porém, a equipe espanhola tem vantagem: ganhou duas partidas, empatou três e só perdeu uma.

A última vez que Bayern e Barcelona se enfrentaram em jogos eliminatórios da Liga dos Campeões, nas quartas de final da temporada 2008/09, quando o time catalão levou a melhor, ganhando por 4 a 0 no Camp Nou e ficando no 1 a 1 fora de casa. Mas, no retrospecto geral do confronto pelo torneio, o time germânico leva a melhor, com três vitórias em seis duelos – foram dois empates e uma derrota apenas.

– O Barcelona é a referência para mim na Europa. Eles ganharam a Liga dos Campeões mais do que qualquer outra equipe nos últimos anos. São a melhor equipe da Europa no momento, com potencial de ataque fantástico. Jogamos contra eles em 2009 e sofremos uma surra. Lembro bem daquele jogo. Não é uma recordação boa, porque foi muito doloroso de assistir. No entanto, é uma excelente oportunidade para mostrar que temos melhorado muito desde então – disse Rummenigge, presidente do Bayern, lembrando-se da goleada sofrida em 2008/09, a única vitória do Barcelona no histórico do confronto.

Confira o retrospecto dos quatro semifinalistas da Champions:

BAYERN DE MUNIQUE
Participações em semifinais: 9 vitórias e 5 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (eliminou o Real Madrid)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 7V, 1E, 2D (22 gols pró, 10 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Thomas Müller, 5 gols

BARCELONA
Participações em semifinais: 6 vitórias e 7 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (foi eliminado pelo Chelsea)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 5V, 3E, 2D (18 gols pró, 10 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Messi, 8 gols

BORUSSIA DORTMUND
Participações em semifinais: 1 vitória e 2 derrotas
Última participação nas semifinais: 1997/98 (foi eliminado pelo Real Madrid)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 6V, 4E, 0D (19 gols pró, 9 gols contra)
Artilheiro do time no torneio: Lewandowski, 6 gols

REAL MADRID
Participações em semifinais: 12 vitórias e 11 derrotas
Última participação nas semifinais: 2011/12 (3-3 no total frente ao Bayern de Munique, 1-3 no desempate)
Campanha na atual edição da Liga dos Campeões: 5V 3E 2D 23GM 14GS
Artilheiro do time no torneio: Cristiano Ronaldo, 11 gols

Fonte: globoesporte


Cachorro Quente
Armazém Loureço
CESP Carpina
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário