Governo do Estado
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Esportes

Vettel vence no Canadá e dispara na liderança! Massa termina em 8º


Vettel vence no Canadá e dispara na liderança! Massa termina em 8º

  A “secada” que Fernando Alonso deu em Sebastian Vettel nesta semana parece não ter adiantado muito, pelo menos em curto prazo. Largando na pole position pelo quarto GP do Canadá consecutivo, o alemão da RBR, enfim, quebrou seu jejum pessoal e conseguiu converter a posição de honra em vitória, sua primeira em Montreal. Um triunfo tranquilo, não fossem dois sustos. Com grande vantagem na ponta, o tricampeão mundial raspou sua RBR no “Muro dos Campeões” no início da prova, passou reto em uma chicane na parte final, e mesmo assim recebeu a bandeirada com uma vantagem de quase 15 segundos justamente sobre Alonso. O espanhol da Ferrari largou em sexto, fez uma corrida agressiva e chefou em segundo após travar um belo duelo com Lewis Hamilton (Mercedes), que completou o pódio.

Vantagem de Vettel na pista e também na tabela de classificação. Com a vitória, sua terceira na temporada, ele disparou na liderança. Alcançou 132 pontos e possui 36 a mais que Alonso, o novo vice-líder. O piloto da Ferrari deixou Kimi Raikkonen para trás na tabela.

Raikkonen iguala recorde de Michael Schumacher

Como prêmio de consolação, o finlandês da Lotus, nono em Montreal, completou 24 corridas seguidas na zona de pontuação e igualou a marca estabelecida por Michael Schumacher entre 2001 e 2003. Kimi chegaria em oitavo, mas na penúltima volta não conseguiu segurar a pressão de Felipe Massa. O brasileiro da Ferrari, aliás, fez uma boa corrida de recuperação. Largando em 16º após bater no treino classificatório, imprimiu ritmo forte, conseguiu belas ultrapassagens e cruzou em oitavo.

Já o finlandês Valtteri Bottas, que havia surpreendido na qualificação ao obter o terceiro lugar no grid de largada, não conseguiu segurar o pelotão com o lento carro da Williams e terminou apenas em 14º. Quem se destacou nesse domingo foi Jean-Eric Vergne, sexto com a STR, e Paul di Resta, sétimo no dia que marcou o 100º GP da Force India. Seu companheiro Adrian Sutil completou o top 10.

Quem ficou fora da zona de pontuação foi a dupla da McLaren. Sergio Pérez foi 11º, logo à frente do parceiro Jenson Button, o 12º. Com isso, a escuderia britânica vê interrompida uma sequência de 64 corridas nos pontos, recorde na F-1, justamente em uma pista onde havia vencido nos últimos três anos.

A Fórmula 1 volta daqui a três semanas, no dia 30 de junho, com o GP da Inglaterra, oitava etapa da temporada 2013. A prova no tradicional circuito de Silverstone está marcada para as 9h (horário de Brasília).

Header_corrida (Foto: arte esporte)

A chuva que complicou a vida dos pilotos no treino classificatório deste sábado não deu as caras neste domingo. Com pista seca, a largada transcorreu sem acidentes. Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton. Como era de se esperar, com um carro mais lento e ainda inexperiente, Bottas, terceiro no grid, perdeu posições para Rosberg e Webber. Ciente que também precisaria se livrar rapidamente do finlandês da Williams, Alonso botou pressão e conseguiu a ultrapassagem ainda na primeira volta, subindo para quinto. Partindo de 16º, Massa ganhou duas colocações na volta de abertura e pulou para 14º. Duas voltas depois, o brasileiro da Ferrari conseguiu ganhar mais uma posição, a de Maldonado, e passou a ser 13º.

Bottas seguiu despencando. Foi ultrapassado por Vergne, e caiu para sétimo. Sutil também tentou deixar o jovem finlandês para trás e protagonizou o primeiro incidente da prova. Deu um giro de 360° na pista e um pelotão formado por Ricciaro, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Massa teve que desviar rapidamente para não acertá-lo em cheio. Para piorar, curvas depois, o alemão da Force India foi tocado por Maldonado e os dois danificaram parte de seus carros. O venezuelano foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) pelo toque.

Vettel raspa ‘Muro dos Campeões’

Enquanto isso, Vettel já abria cinco segundos sobre Hamilton na liderança. Entretanto, um descuido quase acabou com o tranquilo passeio do tricampeão. O alemão entrou mal na reta principal e raspou os pneus no famoso “Muro dos Campeões”, mas não sofreu nenhum dano.

Massa seguia sua corrida de recuperação. Na volta 9, desbancou Pérez. Pouco depois, pressionou Ricciardo, que foi para os boxes e deixou o brasileiro assumir a 11ª posição.

Na 14ª volta, Webber foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes. Vettel fez seu pit duas passagens depois e Hamilton assumiu a ponta até trocar os pneus na 19ª volta, fazendo o alemão retornar à liderança. Massa fez sua parada e voltou em 13º. Ele seguiu imprimindo um bom ritmo, e logo superou Gutiérrez com facilidade. Já Sutil fez jogo duro. O brasileiro deu o bote na curva 1, mas o alemão retardou a freada e Massa precisou recolher para não bater (vídeo). Os dois não tomaram conhecimento de Button, deixaram o britânico da McLaren para trás e seguiram duelando, agora pelo nono lugar, já que outros pilotos ainda faziam pit stops. O ferrarista tentou outra manobra, dessa vez na chicane final, mas Sutil novamente fechou a porta.

Apesar do susto de encostar no “Muro dos Campeões”, Vettel seguia pisando fundo. Na 30ª volta, já havia aberto 17s sobre Hamilton. A essa altura da prova, a principal disputa era pelo terceiro lugar entre Rosberg, Webber e Alonso. O australiano da RBR e o espanhol da Ferrari levaram a melhor na briga tripla e deixaram o alemão da Mercedes para trás.

Só que Webber acabou tendo um problema ao tentar ultrapassar o retardatário Van der Garde, último colocado. O holandês da Caterham não viu a aproximação do australiano e o fechou, danificando o bico dianteiro da RBR. Van der Garde foi punido com um stop and go (parada obrigatória nos boxes). Já Webber não perdeu rendimento com a asa quebrada e seguiu na pista. Mesmo assim, Alonso, que já vinha na cola fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida, conseguiu superar o australiano ao acionar a asa móvel na curva 1 e assumiu a terceira posição.

A partir da 40ª volta, começou a segunda rodada de pit stops. Os cinco primeiros colocados não se alteraram. Vettel era líder, seguido por Hamilton, Alonso, Webber e Rosberg.  Felipe Massa retornou dos boxes em 11º e subiu para 10º ao ultrapassar Grosjean.

Alemão passa reto em chicane

Na 52ª volta, outro susto interrompeu a tranquilidade do passeio de Vettel. O alemão da RBR “cochilou” e passou reto na primeira chicane (confira no vídeo). Mas sua vantagem para Hamilton era tanta que ele retornou à pista ainda 16s à frente. Se Vettel não era ameaçado, o britânico da Mercedes começou a sofrer pressão de Alonso.

Belo duelo entre Alonso e Hamilton

O britânico e o espanhol passaram então a protagonizar um bonito duelo a poucas voltas do fim. Por uma série de curvas, Hamilton deixou o lado de fora para Alonso e conseguiu manter o segundo lugar. Mas o bicampeão enfim conseguiu levar a melhor, com a ajuda do DRS no fim da reta principal. De caça a caçador, Hamilton passou a pressionar Alonso tentando retomar a segunda posição. Em uma das investidas, acabou tocando na Ferrari do espanhol e danificou o bico. Daí em diante, não conseguiu mais pressionar o rival.

Vettel cruzou a linha de chegada em primeiro, 15s à frente de Alonso. Hamilton completou o pódio, seguido por Webber e Rosberg. Massa ainda terminou em oitavo. O brasileiro conseguiu ganhar mais duas posições nas voltas finais: uma de Sutil, que foi punido por ignorar bandeiras azuis quando era retardatário, e outra com uma ultrapassagem sobre Raikkonen na penúltima volta.

Header_resultado (Foto: arte esporte)

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1h32m09s143
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m26s504 – a 14s408
3 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 15s942
4 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m26s208  – a 25s731
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m26s008 – a 1m09s725
6 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m26s543 – a 1 volta
7 – Paul di Resta (ESC/Force India) – a 1 volta
8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m30s354 – a 1 volta
9 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 1 volta
10 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta
11 – Sergio Pérez (MEX/McLaren) – a 1 volta
12 – Jenson Button (ING/McLaren) – a 1 volta
13 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 1 volta
14 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
15 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – a 2 voltas
16 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 2 voltas
17 – Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas
18 – Charles Pic (FRA/Caterham) – a 2 voltas
19 – Max Chilton (ING/Marussia) – a 3 voltas
20 – Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – a 7 voltas

Melhor volta: Mark Webber (RBR) – 1m16s182 – na volta 69

Não completaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – na volta 46
Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – na volta 44

Fonte: globoesporte


Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
CESP Carpina
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário