Governo do Estado
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Destaques

Pronatec ofertará 2 milhões de matrículas em 2016


Pronatec ofertará 2 milhões de matrículas em 2016

Foto: Pref. de Arapiraca/AL

Foi anunciado nesta quarta-feira (09) pela presidente Dilma Rouseff, a oferta de 2 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o ano de 2016. Oportunidades em cursos técnicos e profissionalizantes nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, no Sistema S, além de escolas estaduais e municipais.

Das vagas totais, estão previstas 372 mil em cursos técnicos e 1,627 milhão em cursos de qualificação profissional. Para conseguir cumprir com essas ofertas, o Ministério da Educação (MEC) firmou uma parceria com as entidades do Sistema S. Participam desta parceria Senai, Senac, Senar, Senat e Sebrae. Outros ofertantes do programa são os institutos federais e as redes estaduais e municipais.

O Programa

Em geral, dois tipos de formação são oferecidos pelo Pronatec: cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a três meses até seis meses.

Os cursos são gratuitos, divididos principalmente nas áreas da indústria, comércio, agricultura e transportes. O aluno ganha a matrícula, os livros, o uniforme, o material para usar nas aulas práticas e até auxílio para alimentação e o transporte.

Dos beneficiados do Pronatec, 70% são jovens com até 29 anos, 60% são mulheres e um terço das matrículas é no Nordeste.

 

Fonte: Portal Brasil / Ministério da Educação


Armazém Loureço
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário