Governo do Estado
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Carpina

Carpina recebe Fórum sobre Segurança e Educação no Trânsito


Carpina recebe Fórum sobre Segurança e Educação no Trânsito

Com o objetivo de diminuir acidentes e salvar vidas, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com a II Geres e o Projeto Moto Amiga/Honda, promovem o Fórum de Segurança e Educação no Trânsito, em Carpina. O evento, que integra ações da Caravana de Educação de Transito do Detran-PE nos municípios, acontece no próximo dia 30, no Auditório do Prefeitura, a partir das 9h.

Durante o Fórum serão discutidas e apresentadas as ações realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização para prevenção de acidentes com veículos. Com foco às motocicletas, o gestor da Escola Pública de Trânsito do DetranPE, Ivson Correia, junto com alunos da Universidade de Pernambuco (UPE) e representantes do Moto Amiga apresentam assuntos sobre as principais causas, traumas e ações preventivas para evitar os acidentes. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, no Hospital da Restauração, mais de 70% dos pacientes internados por acidente com motocicleta não tinham habilitação ou nunca fizeram algum treinamento para conduzir o veículo.

Curso Moto Amiga

O projeto Moto Amiga, em convênio com o Detran-PE, também promove cursos de Pilotagem Defensiva para motociclistas, em diversos municípios pernambucanos. Em Carpina, o Curso de Pilotagem Defensiva vai acontecer no Auditório da Prefeitura (teoria), das 8h às 12h, e no Pátio de Eventos (prática), das 14h às 17h, com inscrições através do site do Detran-PE.

Os cursos são ministrados pela equipe de instrutores da Associação Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), por meio do Núcleo Operacional Assohonda (NOA–II), sob a supervisão da Gerência de Ensino da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE.

Em 2015, 1721 motociclistas realizaram o curso de pilotagem e outros 6917 participaram de palestras educativas, promovidos pelas concessionárias Honda, através do projeto Moto Amiga, em Pernambuco. No interior do Estado, pouco mais de 600 ‘pilotos’ receberam treinamento. Atualmente, Carpina possui uma frota de 10 mil motocicletas.

Neste ano, as concessionárias já instruíram 830 motociclistas em cursos de pilotagem, e outros 1382 participaram das palestras educativas, em cidades como Garanhuns, Paulista, Recife, Salgueiro, Timbaúba e Serra Talhada.

O curso tem turmas abertas nas principais regiões do estado. O propósito é aperfeiçoar motociclistas já habilitados a dirigir na categoria A (moto), capacitando-os a enfrentar situações adversas e de risco. “O objetivo é aprofundar os conhecimentos e o manejo eficaz da motocicleta, em função da legislação de trânsito, além de incrementar as habilidades de condução adequada por meio de técnicas de pilotagem segura”, diz Guto Alves, coordenador do Núcleo Operacional Assohonda/NE-II.

Para o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, os cursos e programas que trabalham na prevenção de acidentes são uma grande oportunidade para que os motociclistas reflitam sobre as vitimas do trânsito. “Além da teoria, a experiência prática vai ajudar a evitar muitos acidentes. No momento da frenagem, por exemplo, o motociclista deve acionar os dois freios”, ensina Ivson.


Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário