Falub
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Destaques

Abastecimento em São Lourenço da Mata será ampliado


O município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, terá  o  sistema de abastecimento de água ampliado. Já foi aberto um processo de licitação  para a  contratação de uma empresa de consultoria que irá elaborar o projeto que  definirá  as intervenções necessárias para otimizar o abastecimento da cidade.

Como a iniciativa  está recebendo investimentos do Banco Mundial – Bird, a estimativa de valores para execução do projeto, que deve ficar pronto em dezembro de 2017, não pode ser revelada. Após essa fase, a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa  abrirá novo processo de licitação para contratação da empresa que irá executar a obra, que irá beneficiar 105 mil pessoas.

Segundo o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, a  obra irá permitir  que São Lourenço da Mata tenha 100% de cobertura de água , incluindo a área no entorno da Arena Pernambuco, exceto a localidade de Matriz da Luz que está incluída em outro projeto, contratado pela Compesa, também com recursos do Banco Mundial. “A obra de São Lourenço será uma ação estruturadora, projetada para absorver o  crescimento demográfico da cidade pelos próximos 20 anos”, antecipou Souza.

A cidade São Lourenço da Mata  é atendida pelo Sistema Várzea do Una, com uma produção de 300 litros por segundo. A expectativa da Compesa é que  a  obra permita  o aumento da  vazão   para 500 litros por segundo. Atualmente, a   parte plana da cidade recebe água 24 horas. Já os bairros localizados na parte alta: Chã de Tábua, Rosina Labanca, Pixete e Penedo tem um rodízio de um dia com água e dois dias sem. Já no Parque Capibaribe o rodízio é de um dia com água e três dias sem, pois  trata-se de um bairro com um desnível alto (área de morro).

Além dos projetos hidráulicos para ampliação do abastecimento em São Lourenço da Mata estão previstos também ações complementares, como padronização e automatização das unidades operacionais (novas e/ou existentes), recuperação e a reposição de alguns equipamentos. Estas intervenções têm o objetivo de manter o bom funcionamento do sistema durante um longo período e melhorar a qualidade da água distribuída à população de São Lourenço da Mata.


Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário