Policia Civil apresenta balanço da operação Comunheiro deflagrada em Carpina

Na tarde desta sexta-feira (17) a policia Civil apresentou no Recife na sede do Depatri o balanço da operação Comunheiro que foi deflagrada e um dos municípios alvos da ação foi Carpina na zona da mata norte de Pernambuco.
O foco inicial das investigações são 3 empresas: TWM comércio e serviços LTDA, Rede de Negócios Comércio e serviços LTDA ME e A & D Comércio de material de didático e alimentos LTDA, as quais, agiam utilizando-se de laranjas para fraudar e ganhar licitações, nas áreas de gênero alimentício, material de expediente e serviços. As licitações foram efetuadas em cerca de 20 municípios em Pernambuco, entre eles a cidade de Carpina tanto na câmara de vereadores bem como na prefeitura, já sendo detectado o desvio de um montante aproximado de R$ 13.000.000,00.
Foto: Policia Civil de PernambucoTrês pessoas foram presas: Manoel Miranda Costa, Thiago Vieira da Costa e Wallas de Amorim Rozendo, sendo todos por Crime licitatório, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Outras duas pessoas foram conduzidas coercitivamente: Gerlane Santana da Silva e Edervando Fernandes da Silva.
Os envolvidos e as respectivas empresas tiveram os bens bloqueados e devem ficar presos até o final do inquérito que ainda segue em apuração. As investigações foram inciadas em julho de 2016 com base em relatório Auditoria do TCE-PE, relativo ao processo em tramitação nº 151002873. Segundo o citado Relatório, foram encontradas diversas irregularidades em contratações públicas feitas pela Câmara de Vereadores de Carpina, envolvendo algumas empresas que, aparentemente, são de fachada.