Falub
Farmácia Rangel
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Carpina

Livro  “Carpina, Terra do Leão do Norte” foi lançado no último sábado (22)


Livro  “Carpina, Terra do Leão do Norte” foi lançado no último sábado (22)

Foi lançado em Carpina, no último sábado (22), o livro “Carpina, Terra do Leão do Norte”, de autoria dos jornalistas Josi Marinho, Paulo Ferreira e Sivaldo Venerando. O evento foi realizado no auditório da FETAPE, e reuniu escritores, produtores culturais, cordelistas, comunicadores, políticos, professores, entre autoridades e visitantes de outras cidades da região.

Na programação, destaque para os Blocos Lira e Flor dos Tamarindos de Carpina que se apresentaram ao som do compositor Getúlio Cavalcante, além do artesão Gilvan Guilherme, conhecido por Gilvan das Burrinhas, que fez uma encenação, a dupla Mateus e Catirina de Glória do Goitá, o Palhaço Plim Plim, entre outros artistas.

Na solenidade foi entregue o troféu “O Carpina” a algumas personalidades da cidade que contribuíram para o desenvolvimento social, econômico, político, educacional e cultural do município. Entre os agraciados o médico Aldo Mota, o escritor Leonilton Carneiro, a poetisa Luiza Vasconcelos, o esportista Rinaldo Campeão, o empresário Jorge Petribu, entre outros.

Na decoração da festa foi exposta uma réplica da escultura do Leão do Norte, símbolo maior da cidade de Carpina, com a mesma proporção da escultura exposta na Praça São José. A peça foi produzida pelo artista plástico Carlinhos Melo, que também abrilhantou o evento com a exposição de alguns bonecos gigantes do Bloco Leão do Norte.

O livro – A publicação contém 298 páginas e narra mais de três séculos de história do município de Carpina. Tudo começou em 1710/11, quando os refugiados da Guerra dos Mascates se abrigaram nas matas da Freguesia de Tracunhaém, território que, no século seguinte, passou a pertencer ao município de Nazaré da Mata e no século XX a Carpina. O conteúdo contempla toda a evolução do povoado, vila e finalmente cidade. Além das origens, o livro trata da economia, política, religiosidade, cultura, educação, turismo, esportes e comunicação. A pesquisa levou três anos e meio para ser concluída e teve como fonte jornais e revistas antigas, livros, trabalhos acadêmicos e depoimentos de antigos carpinenses.

O livro “Carpina, Terra do Leão do Norte” faz parte do projeto de Democratização Cultural Carpina 90 Anos realizado pelo Jornal Voz do Planalto, sob a coordenação do jornalista Ramos Silva.  Os exemplares estão sendo comercializados na sede do Voz do Planalto, localizada a Rua Josefa Bione, N 140, Cajá- Carpina. Outras informações (81) 3621-1591.

 

 


CESP Carpina
Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário