Lacca Laboratório
Falub
Governo do Estado
Farmácia Rangel
Aliança

Orquestra de Frevo Zezé Corrêa já está no aquecimento para o Carnaval 2019


Orquestra de Frevo Zezé Corrêa já está no aquecimento para o Carnaval 2019

A Orquestra de Frevo Zezé Corrêa, do distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, já aquece os instrumentos para cair, em definitivo, na folia. Formada por um grupo de jovens, dos 16 aos 30 anos , em sua maioria filhos de agricultores e cortadores de cana, estão apostando em um repertório especial, para encantar a todos por onde passarem. Para o carnaval 2019, a atração musical traz ao público um projeto inédito, que vai recontar os mais de cem anos do Frevo, considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O projeto, desenvolvido há pelo menos três meses, é baseado em uma linha do tempo. Nele, músicos da Orquestra Zezé Corrêa e passista da Escola de Frevo Zezé Corrêa, recontam, ao som dos instrumentos musicais,  toda a história do Frevo, iniciado no ano de 1940, com ritmo do maxixe; seguido pelas batidas do dobrado e marchinhas de carnaval em 1950; até chegar ao frevo de rua. “O ritmo centenário que embala o carnaval de rua e contagia a todos, tem uma linda história, que, agora, torna-se um espetáculo. Estamos bastante animados para apresentar esse projeto para além das fronteiras do nosso País” disse emocionado Ederlan Fábio, produtor musical do grupo.

O projeto intitulado  “Deixa o Frevo Rolar”, que teve  a produção da Canavial Arte e Cultura, traz quatro músicas. São elas: Deixa o Frevo Falar; L.Barros no Frevo; Carnaval Começou e, Carnaval, você e frevá. As composições inéditas ganharam uma versão em EP, e que encontra-se disponível para ser acessada nas principais plataformas digitais, como Deezer, Spotify, YouTube Músic, Apple Music, Tidal, Shazam entre outros. Ao todo, participam da Orquestra, 12 músicos, mais 02 vozes; e unem-se a eles no palco 03 dançarinos de frevo; tornando este um espetáculo completo, que busca unificar a execução musical com a evolução dos movimentos. “Esse era um sonho de todos nós, músicos e da comunidade, poder mostrar nosso talento” ressalta Ederlan.

Tanto a Orquestra Zezé Corrêa quanto a Escola de Frevo Zezé Corrêa, são iniciativas sociais e culturais, que pertencem à Sociedade Musical 15 de Novembro, que em 2018 completou 130 anos de história. A Orquestra, por exemplo, sempre trouxe como marca principal, por toda sua trajetória, contribuir para formação continuada de crianças, adolescentes e jovens, no acesso à música, de modo que eles ocupem seus espaços por onde passarem. Já a Escola de Frevo, primeira na região, atende cerca de 70 participantes entre música e dança, dos 05 aos 16 anos, todos da comunidade local, que estão no processo de formação, para manterem vivo a brincadeira popular frevo.

Ao longo de toda a história,  a Sociedade Musical 15 de Novembro, buscou, por meio de seus projetos culturais, dedicados exclusivamente, ao estudo de frevo,  mostrar, de forma associada, a construção do frevo do som, movimento e contato, seja nas músicas, na rua, e com as pessoas, que admiram e cultivam a cultura popular e de raiz.

 

 

*Informações – Assessoria de Imprensa / Salatiel Cícero


Armazém Loureço
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário