Governo do Estado
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Cidades

Ministério Público Federal expede recomendação para sanar falta de medicamentos em Salgueiro


Ministério Público Federal expede recomendação para sanar falta de medicamentos em Salgueiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri, expediu recomendação para que a Secretaria de Saúde de Salgueiro não adquira medicamentos sem consultar o farmacêutico do município, responsável pelo plano de aquisição. O pedido também solicitou que não seja realizado, sem a supervisão do profissional, o processo de recebimento, estocagem, preservação e controle de estoque. A recomendação, instrumento de atuação extrajudicial do MPF, é assinada pelo procurador da República André Estima de Souza Leite.

Segundo as informações, a atuação do MPF foi motivada por relatos de falta de medicamento e irregularidades administrativas, referentes ao procedimento de recebimento e armazenamento dos produtos, conforme apurado em inquérito civil. A Secretaria de Saúde de Salgueiro tem o prazo de dez dias, a contar do recebimento do documento, para informar se acatará a recomendação, detalhando as medidas a serem adotadas para sanar as irregularidades. Em caso de descumprimento, o MPF poderá adotar as providências legais cabíveis.

Ao expedir a recomendação, o MPF considerou que, no âmbito do SUS, compete aos municípios a aquisição e distribuição de medicamentos do Componente Básico de Assistência Farmacêutica. Para isso, o Ministério da Saúde repassa verbas federais ao Fundo Municipal de Saúde. Também é disponibilizado aos municípios acesso ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica.

 

 

*Com informações – MPF/PE


Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário