2º BPM segue com redução de CVLI e conquista prêmio de Defesa Social

O 2º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco segue com redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além de iniciar o 1º Trimestre de 2019 com a conquista do Prêmio de Defesa Social Cat.2 (PDS 2), que destaca a preservação da Ordem Pública e de vidas humanas, em atos exteriorizados por meio de ações policiais no enfrentamento das associações criminosas, do tráfico de drogas e outros ilícitos penais.
Segundo as informações divulgadas pelo 2º BPM, nos três primeiros meses de 2019, o planejamento adotado e materializado nas operações policiais, contou com a realização de inúmeras blitz, prisões de homicidas, desmantelamento de grupos de extermínio, de apreensões de drogas, apreensões de arma de fogo, entre outras ações exitosas. Tudo isso fez com que 31 vidas fossem preservadas nesse período, com uma diminuição de 41% nos crimes dolosos contra a vida, já que no período de 1º de janeiro à 31 de março de 2018, setenta e cinco pessoas foram mortas de forma dolosa, enquanto que em 2019 registrou-se 44 casos de CVLI.
Entre os destaques, o Município de Camutanga, localizado a cerca de 110 Km do Recife, que não registrou crime violento letal intencional há 323 dias. O último caso ocorreu em 12 de maio de 2018. Outros números mostram a redução de homicídios em 2019 alcançada, individualmente, por oito Circunscrições que integram o 2º BPM, que são Camutanga (-100%); Lagoa do Carro (-80%); Timbaúba (-75%); Nazaré da Mata (-71%); Carpina (-65%); Ferreiros (-33%); Paudalho(-27%); São Vicente Ferrer( -25%).
Ainda de acordo com o 2º BPM, paralelamente à redução de homicídios, o Batalhão realizou nesse período mais de 1.000 encaminhamentos de suspeitos às Delegacias da região, o que resultou em cerca de 220 Autos de Prisão em Flagrante Delito; 20 Autos Apreensão por Ato Infracional (infrações penais atribuídas à adolescentes), 510 Termos Circunstanciados de Ocorrência; 176 Boletins de Ocorrência Circunstanciadas ( infrações penais atribuídas à adolescentes); 22 Mandados de Prisão.
Em relação ao tráfico de drogas 219 pontos foram debelados, com apreensões de crack e maconha. No que diz respeito a arma de fogo, 53 apreendidas, uma média de 17 armas por mês são retiradas de circulação nos 14 Municípios sob a responsabilidade do 2°BPM, que destaca o apoio de todos.
“Os sinceros agradecimentos aos Oficiais e praças do 2°BPM, ao Diretor( Cel Alexandre) e GCOI (Cel Aleixo ) da DINTER 1, ao CMT da 3CIPM (TC Robson) , aos Delegados de Policia Civil da AIS11 e as Unidades especializadas que juntos nos apoiaram para o alcance dos objetivos”, relatou nota enviada.