Farmácia Rangel
Falub
Lacca Laboratório
Governo do Estado
Cidades

Projeto Gabinete Itinerante é recebido pelas promotorias das circunscrições de Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes


Projeto Gabinete Itinerante é recebido pelas promotorias das circunscrições de Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos GuararapesFoto - Site MPPE
O Projeto Gabinete Itinerante foi recebido ao longo da última semana, pelas Promotorias de Justiça das Circunscrições do Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata e Jaboatão dos Guararapes. Segundo as informações, a ação levou informações estratégicas sobre as principais atividades que estão sendo desenvolvidas pela gestão, além de recolher e registrar demandas, prestar esclarecimentos aos membros e realizar a entrega de novos notebooks.
Participaram dos encontros, além dos membros das respectivas circunscrições, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, o chefe de Gabinete do MPPE, Paulo Augusto de Freitas, o secretário-geral do Ministério Público, Maviael Souza e a ouvidora-geral da Instituição, Selma Magda Pereira Barbosa.
“Nosso principal objetivo aqui é ouvir os promotores e, principalmente, entender as principais demandas de cada área para que, neste ano, seja possível estruturar melhor todas as promotorias de Justiça, dando mais condições de trabalho aos membros. Precisamos estar cada vez mais focados no atendimento às demandas da sociedade, nos aproximando do dia a dia da comunidade”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
Segundo ele, a partir de projetos como o Democracia Plena, o MPLabs e a atuação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o MPPE ganhou outra visibilidade institucional. “Nos últimos dois anos, reposicionamos e consolidamos a imagem institucional do Ministério Público de Pernambuco, fortalecendo a Instituição, desenvolvendo projetos de relevância social e que estão transformando a vida do cidadão, como o Cidade Pacífica, o Educação Contra a Corrupção e a Sonegação, entre diversos outros”, reforçou Dirceu Barros.
Entre os assuntos discutidos estiveram ainda: as iniciativas de capacitação que estão sendo desenvolvidas, como o mestrado em Saúde Pública, a pós-graduação lato sensu em investigação criminal e a parceria que está sendo firmada com a Universidade de Lisboa, a fim de que sejam oferecidos cursos de mestrado e doutorado aos membros; a atuação do PGJ para reduzir o déficit de membros com a nomeação de 61 novos; e as ações para a recomposição orçamentária.
Um outro ponto que gerou boa expectativa dos membros foi a possibilidade de atuação regionalizada e despersonalizada através da instalação do Gace (Grupo de Atuação Criminal ou Cível Extraordinário) nas circunscrições. “Essa atuação vai permitir uma padronização de atuações de impacto nas regiões, sibretudo, na defesa da cidadania (extrajudiciais e/ou judiciais), nas áreas de patrimônio público, meio ambiente, saúde, educação, dentre outras. Essa atuação excepcional e temporária do Gace, de acordo com a necessidade apontada pelos membros, poderá ser coordenada e auxiliada pelos Caops”, disse o chefe de Gabinete, Paulo Augusto de Freitas.
O secretário-geral do MPPE, Maviael Souza, apresentou informações sobre a situação estrutural do MPPE, abordando ainda os esforços que estão sendo realizados para atender todas as demandas de cada circunscrição. “Estamos fazendo o máximo, aproveitando e utilizando todos os recursos que temos. Reforço, ainda, que temos o compromisso de trabalhar de forma integrada e harmônica com todos”, salientou.
Ouvidoria – Na ocasião, a ouvidora-geral do MPPE explicou as atribuições e funções da Ouvidoria do MPPE, abordando a necessidade de manter um trabalho em sinergia com todas as promotorias. “Temos que trazer o cidadão para o Ministério Público e um dos principais canais de entrada das demandas é a Ouvidoria, que funciona de ponte entre a sociedade e a Instituição. Para isso, temos diversos projetos que pretendem melhorar, por meio de inteligência artificial, o trâmite das manifestações”, disse ela.
*Com informações – MPPE

Armazém Loureço
Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário