Bombeiros evitam destruição de Cruzeiro de 300 anos em Goiana

Os bombeiros militares lotados no 7º Grupamento de Bombeiros Floresta dos Leões, conseguiram salvar o Cruzeiro do Carmo, de 300 anos, situado em Goiana. Havia a ameaça de que árvores pudessem cair por conta das chuvas que atingiram a região nos últimos dias e destruir a obra datada de 1719, que é patrimônio histórico nacional pelo IPHAN desde o ano de 1938, localizada na praça em frente ao convento do Carmo.
Segundo as informações, foram 12 horas de trabalho entre o último domingo (16) e segunda-feira (17), para resguardar a obra. Os militares foram ao local após contato feito pelo Diretor de Meio Ambiente do Município de Goiana, Jorge Ricardo, que acionou o efetivo, liderado pelo Tenente Coronel Edson Marconni.
O Cruzeiro do Carmo foi construído no comecinho do século XVIII e sua base de calcário, esculpida numa só rocha, é extremamente bem-acabada. Nos quatro lados, aos pés da cruz, ornamentos lembram coroas de flores, com formas, símbolos diferentes, e numa delas, dizeres gravados com a grafia e modo de escrita do português da época. Durante os trabalhos uma das árvores tombou, arrancando as fortes e profundas raízes do solo, já encharcado. “Mesmo sob às fortes chuvas os bombeiros não desistiram”, disse Jorge Ricardo, Diretor de Meio Ambiente.