Governo Junho
Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Cidades

Bombeiros evitam destruição de Cruzeiro de 300 anos em Goiana


Bombeiros evitam destruição de Cruzeiro de 300 anos em Goiana

Os bombeiros militares lotados no 7º Grupamento de Bombeiros Floresta dos Leões, conseguiram salvar o Cruzeiro do Carmo, de 300 anos, situado em Goiana. Havia a ameaça de que árvores pudessem cair por conta das chuvas que atingiram a região nos últimos dias e destruir a obra datada de 1719, que é patrimônio histórico nacional pelo IPHAN desde o ano de 1938, localizada na praça em frente ao convento do Carmo.

Segundo as informações, foram 12 horas de trabalho entre o último domingo (16) e segunda-feira (17), para resguardar a obra. Os militares foram ao local após contato feito pelo Diretor de Meio Ambiente do Município de Goiana, Jorge Ricardo, que acionou o efetivo, liderado pelo Tenente Coronel Edson Marconni.

O Cruzeiro do Carmo foi construído no comecinho do século XVIII e sua base de calcário, esculpida numa só rocha, é extremamente bem-acabada. Nos quatro lados, aos pés da cruz, ornamentos lembram coroas de flores, com formas, símbolos diferentes, e numa delas, dizeres gravados com a grafia e modo de escrita do português da época. Durante os trabalhos uma das árvores tombou, arrancando as fortes e profundas raízes do solo, já encharcado. “Mesmo sob às fortes chuvas os bombeiros não desistiram”, disse Jorge Ricardo, Diretor de Meio Ambiente.


Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário