Lacca Laboratório
Governo do Estado
Farmácia Rangel
Falub
Cidades

Mutirão Jurídico está sendo realizado no Presídio de Itaquitinga


Mutirão Jurídico está sendo realizado no Presídio de ItaquitingaFoto: Márcia Galindo/Seres

Segue até esta sexta (23), o 1º Mutirão Jurídico do Presídio de Itaquitinga (PIT), Zona da Mata Norte de Pernambuco. A ação, que é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Executiva de Ressocialização (Seres), e da Defensoria Pública Estadual, teve início na última terça (20) e objetiva atender cerca de 500 detentos do regime fechado e avaliar suas pastas carcerárias.

Na abertura, a equipe que é composta de cinco assessores jurídicos da Seres (sede), dois defensores públicos, quatro servidores do Setor Jurídico e Registro e Movimentação Carcerária da unidade prisional, além de quatro agentes penitenciários, se dividiu nas tarefas em que uma equipe se dirigiu ao pavilhão para atender os  detentos identificando suas necessidades e outra se manteve no setor administrativo avaliando as pastas carcerárias Também faz parte do trabalho a atualização do Sistema Integrado de Informacão Prisional (SIAP).

“A iniciativa é mais uma ferramenta importante no combate à superlotação das unidades prisionais de Pernambuco. O objetivo é identificar processos que estão excedendo o prazo e que já poderiam ter sido julgados” detalha o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Um detento que não quis ser identificado, está há quatro anos no sistema prisional, um mês em Itaquitinga, e na expectativa de conseguir uma redução na pena. “Espero receber algum benefício porque no tráfico de drogas não sou reincidente e acabei recebendo uma pena de um ano e seis meses, um absurdo. Espero ir embora mais cedo e mudar minha vida”, contou J.J, 29 anos.

Sob coordenação da gerência Jurídico-Penal da Seres e DPP, poderão ser tomadas providências como atestado de pena e requerimento de diversos benefícios no âmbito da execução penal a exemplo de progressão de regime, livramento condicional, remição de pena, prisão domiciliar , extinção de pena, habeas corpus e relaxamento de prisão. As diligências serão encaminhadas ao Poder Judiciário a fim de promover a agilização processual dos presos provisórios do PIT.

 

 

 

*Com informações – ASSECOM SERES


Armazém Loureço
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário