Governo do Estado
Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Cidades

Polícia Federal deflagra “Operação Outline” no Recife para investigar desvios de recursos de obra na BR 101


Polícia Federal deflagra “Operação Outline” no Recife para investigar desvios de recursos de obra na BR 101

Foi deflagrada nesta quarta-feira (13), pela Polícia Federal (PF), a “Operação Outline”, que decorre de investigação de suspeitas de desvios de recursos que deveriam ter sido empregados na obra de Requalificação da BR-101, trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife, que se encontra em fase final de execução. Na ocasião, cerca de 50 policiais federais visam cumprir 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal da Capital Pernambucana, nos bairros de Boa viagem, Candeias, Graças, Casa forte, Pina, Santo Amaro e Guabiraba.

Segundo a PF, o valor total do contrato firmado para execução dos serviços supera a cifra de R$ 190 milhões, e a maior parte dos recursos é oriunda de repasse do Governo Federal para o Estado de Pernambuco, sob a gestão do DER/PE.  De acordo com relatórios de auditoria do TCU e TCE recebidos pela PF, a obra vem sendo executada com material (especialmente asfalto) de baixa qualidade e pouca durabilidade, o que pode estar afetando trechos de rodovias já entregues à circulação, conforme levantamentos fotográficos realizados recentemente.

Ainda de acordo com as informações da Polícia Federal, foi constatado que durante quase a metade da execução o contrato, apenas um servidor do DER/PE teria atuado como fiscal dos serviços, algo incomum em obras dessa envergadura. Posteriormente, uma empresa componente do próprio consórcio contratado para execução chegou a atuar como supervisora da obra.

A PF solicitou quebras de sigilo bancário de pessoas e empresas suspeitas, resultando na obtenção de evidências de que parte dos recursos repassados pelo DER/PE para empresa executora da obra pode ter sido desviada para pagamento de propinas. Estima-se que pelo menos R$ 2 milhões teriam sido desviados, mas ainda será realizada perícia de engenharia para calcular o valor exato que pode ser maior.

Os policiais estão arrecadando documentos e arquivos digitais, que serão analisados posteriormente, passando por perícia técnica a fim de subsidiar as investigações que estão em andamento. Os crimes que estão sendo investigados é o de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em dispensa de licitação e lavagem de dinheiro, cujas penas ultrapassam os 20 anos de reclusão.

Outline é a tradução literal para a língua inglesa de “contorno”, e significa ainda rascunho ou esboço, simbolizando algo provisório, inacabado.


CESP Carpina
Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário