Lacca Laboratório
Governo do Estado
Farmácia Rangel
Falub
Cidades

Exposição “Caravana Museu Homem do Nordeste” fica até dia 22 de maio em Goiana


Exposição “Caravana Museu Homem do Nordeste” fica até dia 22 de maio em Goiana

A “Caravana Museu Homem do Nordeste” chegou ao Sesc Ler Goiana na última quinta-feira (12), e permanece até o dia 22 de maio. Com a proposta de apresentar projetos que carregam fortes aspectos da cultura nordestina, a mostra que passou anteriormente por Petrolina e Garanhuns, é resultado do trabalho do artista e fotógrafo Jonathas de Andrade.

Na inauguração, Jonathas compareceu para acompanhar a jornada dos visitantes pela exposição, que trouxe uma novidade na montagem preparada para o Sesc Ler. Desta vez, os trabalhos estão espalhados por vários locais da unidade. As obras ficão expostas no jardim central, nos corredores, na sala de exposições do Museu de Arte Sacra e no refeitório.

Por meio de suas criações, o artista aborda discussões sobre raça, tensões sociais e disputas de poder, a exemplo de “ABC da Cana”, que exibe cortadores de cana montando um alfabeto com seus corpos e foices usadas no ofício diário. Elas estão localizadas nos corredores do Sesc Ler Goiana, juntamente com os cartazes de “Educação para Adultos”. A obra “Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste” vai estar entre as árvores do jardim central da unidade. Na sala de exposições, o público poderá assistir ao vídeo “O Peixe” e observar os quadros de “40 Nego Bom é 1 Real”.

O Sesc Ler Goiana é a última parada da “Caravana Museu do Homem do Nordeste” após sete meses de circulação. Como explica Jonathas de Andrade, ela ganhou esse nome como uma forma de ironia. “A exposição reúne vários trabalhos que fiz durante a minha carreira e um deles, que é o ‘Cartazes para o Museu Homem do Nordeste’, cria uma espécie de paródia ao museu histórico que fica no Recife e questiona uma série de aspectos sobre a cultura nordestina”, elucida o artista. A exposição tem apoio do Sesc e incentivos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

 

 

*Com informações – Dupla Comunicação 


Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário