Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Governo do Estado
Falub
Cidades

Polícia Federal emite alerta para novo golpe na internet que promete “gratuidade da Netflix”


Polícia Federal emite alerta para novo golpe na internet que promete “gratuidade da Netflix”Imagem - Divulgação

Mais um golpe está sendo enviado para celulares e computadores através de links no WhatsApp, Facebook e internet geral. De acordo com a Polícia Federal que divulgou o alerta, os criminosos estão oferecendo de forma enganosa, o acesso grátis da plataforma com todos os filmes e séries disponíveis na NETFLIX. A promessa falsa que é a gratuidade enquanto durar o período de isolamento contra do coronavírus, já foi enviada, segundo a empresa em segurança digital PSAFE, para mais de 1 milhão de pessoas. Vale salientar que já foram detectados cerca de 128 mil outros golpes relacionados ao “coronavírus” ou “Covid-19”.

De acordo com a Polícia Federal, desde a pandemia do coronavírus que os golpes virtuais tem se proliferado em contextos de crise e tem sido explorado por criminosos do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção midiática global sobre o tema.

“É bastante comum que os cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS para e aplicar golpes financeiros e captar senhas de acesso com temáticas personalizadas para enganar as pessoas. Infelizmente com a pandemia do Coronavírus, não tem sido diferente”, destaca a PF.

Como funciona o golpe – Segundo a Polícia Federal, a mensagem que chega para as pessoas diz: “Com a grande disseminação do coronavírus no mundo, a Netflix está liberando acesso a sua plataforma para os primeiros a se cadastrarem no site deles. Corre no site que é só para quem se cadastrar nos próximos 2 dias. É por pouco tempo”.

Daí, a pessoa responde a um questionário, dizendo se está tomando os cuidados para a não proliferação do vírus, e se quer uma conta grátis da Netflix. De acordo com a PF, independente da resposta, aparecerá a mensagem “Parabéns! Você ganhou!”. Em seguida, é solicitado para o link ser compartilhado com 10 amigos e grupos de WhatsApp.

Por fim, a pessoa é direcionada para preencher um cadastro com informações pessoais (CPF, endereço, RG, número de cartão crédito, Senha e Código de verificação). “O perigo é que com esses dados o bandido pode abrir contas correntes m bancos virtuais ou físicos onde terá acesso a cartão de crédito, cheque especial, poderá abrir empresas fantasmas e fazer compras pela internet tudo em nome de terceiros. E quando as vítimas se dão conta são surpreendidas com contas em seu nome que não fizeram e dívidas que não contraíram”, destacou a Polícia Federal. A boa notícia é que o link que foi utilizado para aplicação dos golpes já foi bloqueado.

Veja o vídeo das dicas de Giovani Santoro chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco sobre o caso:

Dicas da Polícia Federal para se proteger destes golpes virtuais:

1. Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

2. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas.

3. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

4. Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a NETFLIX já esclareceu e alertou que são falsas as informações sobre o acesso grátis para ver filmes e séries em sua plataforma streaming enquanto durar a pandemia do Coronavírus.

5. Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp.

6. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus.

7. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador.


Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário