Governo do Estado
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Cidades

TJPE realiza 16ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa


TJPE realiza 16ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em CasaImagem - Divulgação TJPE

Teve início na última segunda-feira (9), a 16ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa consiste em um conjunto de ações de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. O evento segue até sexta-feira (13).

De acordo com as informações, nesse período, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juntamente com os tribunais de todo o país, realiza um esforço concentrado para dar celeridade a processos envolvendo esse tipo de violência. Serão priorizados julgamentos, audiências, despachos e sentenças em que uma das partes envolvidas seja do sexo feminino.

Segundo o TJPE, no estado, as atividades começaram no domingo (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Shopping Difusora de Caruaru recebeu o projeto Maria da Penha Itinerante, com a distribuição de material informativo e orientações à população. A programação aconteceu das 14h às 20h, onde foram desenvolvidas ações educativas e de prevenção à violência. O trabalho é realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Caruaru, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Centro de Referência Maria Bonita.

Para a coordenadora da Mulher no Estado, desembargadora Daisy Andrade, a relevância da iniciativa em dialogar sobre a Lei Maria da Penha em espaços públicos. “O projeto, que permite dialogar sobre essa legislação, nos espaços públicos foi pensado como forma de aproximar o Poder Judiciário da população através da divulgação de informações e a conscientização para o enfrentamento da violência contra a mulher. Agradeço muito ao shopping de Caruaru pela parceria na ação e enfatizo a importância da participação de mais empresas privadas e públicas no projeto”, afirmou.

Já na quarta-feira (11), o Projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha será apresentado na estação Central do Metrô do Recife, das 8h30 às 14h; estação Cajueiro Seco de Jaboatão dos Guararapes, das 8h ao meio-dia; e no Terminal Rodoviário do Cabo de Santo Agostinho, das 8h ao meio-dia. Os passageiros vão receber orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher; distribuição de material de apoio, contendo telefones e endereços de locais para apoio a mulheres vítimas de violência; e divulgação da campanha “Silêncio não protege” por meio de cartazes colocados em todas as estações de metrô.

Além da prioridade processual, durante a semana, as Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do estado realizam eventos voltados à prevenção e ao combate à violência doméstica. Entre as ações promovidas, estão atividades de cunho pedagógico para debater a Lei Maria da Penha, realização de rodas de diálogos sobre a violência contra a mulher e promoção de seminários sobre o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica no Judiciário e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira a programação:

Recife:

Projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha

Data: 11/03 (quarta-feira)

Local: Estação Central do Metrô

Horário: das 8h às 14h

Participação da Secretaria da Mulher do Recife, do Instituto Alcance (Cordel das Crianças) e do Instituto Maria da Penha.

 

Jaboatão dos Guararapes:

Projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha

Data: 11/3 (quarta-feira)

Local: Estação do Metrô de Cajueiro Seco.

Horário: das 8h ao meio-dia

Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Jaboatão com a participação do Centro de Referência Maristela Just

Palestra educativa na Escola Dr. Maurício Martins de Albuquerque

Data: 13/3 (sexta-feira)

Local: Rua Suassuna, 13 (próximo ao lote 56) – Centro

Horário: 8h

Público alvo: cerca de 200 alunos

Palestra educativa na ONG – Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (Caine)

Data: 27/3 (sexta-feira)

Local: Avenida Presidente Kennedy, 5570, Candeias

Horário: 8h

Público alvo: 40 usuários homens e mulheres (adultos) atendidos pela ONG

 

Cabo de Santo Agostinho:

Projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha

Data: 11/3 (quarta-feira)

Local: Terminal Rodoviário do Cabo de Santo Agostinho

Horário: das 8h ao meio-dia

Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Cabo de santo Agostinho com a participação do Centro de Atendimento Especializado à Mulher Maria Porcina Souto, Centro das Mulheres do Cabo e UNINASSAU

 

Caruaru:

Grupo Reflexivo Conscientizar para Mudar

Local: Tribunal do Júri do Fórum João Elísio Florêncio. Avenida Portugal, s/n, bairro Universitário

Datas: 13/3; 20/3 e 27/3.

Horário: 9h às 11h.

Público alvo: autores de violência doméstica e familiar contra a mulher

Participação no Curso de Formação Inicial para novas membras do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita

Local: Auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru.

Data: 13/3/2020

Horário: 8h às 12h

Tema: Papel da Vara da Mulher no enfrentamento à violência contra as mulheres

Caravana Tecendo Direitos para as Mulheres: Rodas de Diálogo

Local: Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Centenário.

Data: 19/3 (quinta-feira)

Horário: das 13h30 às 15h

Público alvo: usuários do CRAS

Durante a roda de diálogo serão abordados temas como relacionamento abusivo, formas de violência doméstica e familiar contra a mulher previstas na Lei Maria da Penha, rede especializada de enfrentamento a violência contra a mulher no município de Caruaru e no estado de Pernambuco. Após a atividade serão oferecidos atendimento jurídico, com advogadas do EPJ/ASCES UNITA; e atendimento psicossocial, pela equipe técnica do CRM Maria Bonita.

 

 

*Com informações – TJPE


Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
Cachorro Quente
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário