Governo do Estado
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Carpina

Justiça nega liminar para obrigar descarte de resíduos no lixão em Carpina


Justiça nega liminar para obrigar descarte de resíduos no lixão em CarpinaFoto: MPPE

Na última quinta-feira (28), em decisão judicial da juíza Mariana Vieira Sarmento da 3ª Vara Cível da comarca de Carpina, negou a medida liminar requerida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para determinar a proibição de descarte de resíduos em qualquer área do município que não seja autorizada pelo CPRH e enviar para o aterro sanitário mais próximo com distancia estimada em 37km.

O MPPE alegou na ação civil pública “que restou comprovado que o réu deposita o lixo coletado em área totalmente inadequada e em desconformidade com a legislação pertinente, fato que vem causando sérios danos ao meio ambiente, principalmente a poluição do ar, solo e água, além de prejuízos à saúde pública. O lixão recebe grandes quantidades de resíduos de várias espécies, que são depositados in natura, com compactação e recobrimento inadequados, contrariando a vedação expressa contida no art. 47, II, da Lei nº 12.305/2010”.

Segundo a equipe do CPRH, Lixão de Carpina/PE possui idade estimada superior a 30 (trinta) anos e recebe diariamente cerca de 14 (catorze) caçambas cheias de resíduos sólidos urbanos oriundos da coleta pública urbana do município de Carpina/PE, e aproximadamente inda 2 a 4 caçambas por dia com materiais volumosos, como restos de podas e entulhos.

A juíza Mariana Vieira Sarmento alegou na decisão que negou a medida liminar que na ocasião especifica, “entendo não estar preenchido os requisitos autorizadores da tutela liminar de urgência, ao tempo em que entendo razoável aguardar a manifestação do Município Demandado acerca dos termos da petição inicial”.

O município de Carpina deverá ser intimado para apresentar contestação da ação.


CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário