Governo do Estado
Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Cidades

Prefeitura de Paudalho divulga ações realizadas desde o início da pandemia


Prefeitura de Paudalho divulga ações realizadas desde o início da pandemia

Na última terça-feira (6), a prefeitura de Paudalho divulgou as ações que foram realizadas pela gestão municipal desde o início da pandemia da Covid-19. Foram apontadas ações realizadas de março do ano passado até este mês de abril deste ano.

Confira abaixo as informações:

Março de 2020

As medidas preventivas foram iniciadas no primeiro semestre de 2020, período em que a pandemia despontou no Brasil. Em 17 de março daquele ano, a Prefeitura criou o Comitê de Enfrentamento da Crise-Coronavírus (CECC) e publicou o Decreto Municipal Número 122, documento oficial que reuniu medidas restritivas como a proibição de aglomerações e a suspensão dos comércios não essenciais.

Nesse mesmo mês, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) realizou a entrega do Benefício Eventual Cesta Básica, ação que teve como objetivo garantir suprimentos aos trabalhadores informais do município, como ambulantes de São Severino dos Ramos e mototaxistas.

Abril de 2020

Em abril, uma parceria com a Cooperativa de Costura e Confecção proporcionou a entrega de  120 mil máscaras de tecido à população local. Cada cidadão recebeu duas unidades do acessório. A Prefeitura também reforçou a limpeza das ruas e demais espaços públicos por meio de um cronograma de higienização e dedetização. Outra importante medida foi a instalação de lavadores na cidade.

Também ocorreu o lançamento da Campanha Paudalho Solidário e, por meio da colaboração de vários paudalhenses, 250 kits compostos por produtos de higiene e limpeza foram arrecadados. Os donativos foram entregues no dia 23 de abril a pessoas em situação de vulnerabilidade social e para o Abrigo Cazuza Pinheiro. No mesmo mês, através da Secretaria de Educação (SEDUC), a Prefeitura iniciou a distribuição dos Kits Merenda para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para ter um contato efetivo e direto com o público, a Prefeitura disponibilizou o canal de atendimento via WhatsApp Conecta Paudalho. Por ele é possível tirar dúvidas, ter acesso aos serviços oferecidos pelo Governo Municipal e demais informações. Além desse canal de comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) disponibilizou o Atendimento Serviço Social Municipal, pelo número (81) 99958-0644, e o Atendimento Psicólogo Municipal (81) 9 9988-0029, ambos com funcionamento on-line.

Maio de 2020

Em maio, a Prefeitura do Paudalho implementou o Plano de Ação COVID-19 Corredor Bancário com o objetivo de organizar as filas para saque do auxílio emergencial. Também foram disponibilizados Plantões de Saúde onde ambulâncias e profissionais habilitados ficaram à disposição para atender emergências no local.

Junho de 2020

Com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, em junho de 2020, a Secretaria de Educação (SEDUC) lançou a plataforma de aprendizagem on-line Educa na Web. Já a SEDAS realizou a entrega do Benefício Eventual Natalidade, onde foram distribuídos Kits Enxoval no domicílio de usuárias cadastradas.

Naquele período também foi inaugurada a Ala exclusiva para o tratamento de pessoas com a COVID-19 no Hospital Municipal de Paudalho. Na unidade foram disponibilizados 30 leitos, uma sala vermelha e três novas ambulâncias. Além disso, 70 novos profissionais da área de saúde foram contratados para o atendimento dos pacientes.

Julho de 2020

A pandemia da COVID-19 afetou diretamente o setor de eventos e turismo, o que fez com que pessoas que trabalham no ramo artístico perdessem grande parte ou até mesmo o valor total de sua renda. Como forma de valorizar os artistas do município, em julho de 2020, a Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Lazer iniciou o cadastro de trabalhadores da área artística e cultural para o repasse de recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Um avanço na área da saúde foi a parceria da Prefeitura com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio dela a população passou a ter acesso a um modelo de teste rápido da Covid-19. Denominado Heg.IA, o modelo é uma tecnologia de alta precisão que funciona por meio de exame de sangue e Inteligência Artificial.

Campanha de Vacinação 

No Brasil, a campanha de vacinação contra o Covid-19 foi iniciada em 2021. A primeira remessa das vacinas chegou em Paudalho no dia 19 de janeiro. O Governo do Estado de Pernambuco enviou à Secretaria Municipal de Saúde 323 doses da CoronaVac, vacina criada pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Sinovac Biotech. Durante a primeira etapa da campanha, a prioridade foi dos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente na luta contra o coronavírus.

Logo em seguida, foi a vez dos idosos residentes do Abrigo Cazuza Pinheiro e dos profissionais que trabalham na instituição serem imunizados. Com o recebimento de novas 360 doses da vacina, a Secretaria de Saúde iniciou, no dia 29 de janeiro, a aplicação em munícipes a partir dos 85 anos de idade. A partir dessa fase a imunização começou a ser realizada com base no número de pessoas pré-cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com registro feito por um agente comunitário de saúde (ACS).

A campanha prosseguiu por faixa etária e, em março, os idosos a partir dos 80 anos começaram a ser atendidos. A ação de enfrentamento à pandemia mais recente realizada pela Prefeitura do Paudalho foi a inauguração do sistema drive-thru, que foi iniciado junto a imunização dos idosos a partir dos 70 anos de idade. Atualmente, a vacinação está ocorrendo para a faixa dos 63 anos ou mais.

A Prefeitura do Paudalho zela pela vida dos paudalhenses em um trabalho contínuo realizado mês após mês. De acordo com os dados da nossa Secretaria Municipal de Saúde, até ontem (05), 5.411 doses da vacina foram aplicadas. Desse total, 4.651 foram da primeira e 760 da segunda dose. É Paudalho na luta contra o coronavírus.


CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário