Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Cidades

Projeto cultural de incentivo à leitura, escrita e contação de história está sendo realizado em Araçoiaba


Projeto cultural de incentivo à leitura, escrita e contação de história está sendo realizado em AraçoiabaFoto: Jennyfhem Mendonça

Nesta terça-feira (11), buscando incentivar a prática da leitura, escrita e apropriação de sua própria história, por meio da cultura local, entre as crianças, adolescentes, jovens e adultos, o Projeto ‘Ler pra Ser’, desembarcou em Araçoiaba. A ideia do projeto é atuar nos municípios pernambucanos com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ou seja, localidades com precariedades de políticas públicas eficientes que atuem nas problemáticas das comunidades e população, como falta de escolas, atendimento de saúde de qualidade, rede de saneamento, violência urbana e desemprego.

Depois de passar pela cidade de Passira, região agreste do estado, o Projeto ‘Ler pra Ser’ chega à Região Metropolitana do Recife (RMR). As atividades começaram nesta terça (11) e seguem até a sexta-feira (14). Durante quatro dias, o projeto traz oficinas de contação de histórias, mediação de leitura e apresentações culturais para crianças e adolescentes, gratuitamente. As ações também têm como público-alvo professores, educadores sociais e agentes culturais da comunidade. Com a proposta de criar novos leitores e escritores na cidade, o prevê a doação de uma ‘Caixa de Histórias’ – uma espécie de biblioteca ambulante que vai circular por pontos de cultura, sede de agremiações culturais, praças, associações e a própria casa dos moradores. A caixa contém um acervo de 50 livros, que incluem recursos de acessibilidade em Braille, Libras e audiolivros, voltados para o público infantil, juvenil e adulto.

As oficinas acontecerão na Escola Municipal Hildebrando Carneiro de Souza, no centro do município, das 14h às 17h. Todos eles terão acesso a camisa e certificado. O arte-educador Anderson Abreu, será responsável por ministrar oficina de contação de histórias para o público infantil. Já as atividades de mediação de leitura têm à frente o arte-educador, Guga Bezerra. O Projeto ‘Ler pra Ser’ ´tem o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. Em dezembro o projeto aconteceu na cidade de Passira (Agreste), mas até o fim do primeiro semestre de 2022, os municípios de Joaquim Nabuco (Zona da Mata Sul) e Manari, localizada no Sertão, também serão contemplados com o projeto.


Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
Armazém Loureço
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário