Governo do Estado
Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Cidades

Obras para implantação de esgoto serão realizadas em Araçoiaba


Obras para implantação de esgoto serão realizadas em Araçoiaba

Uma nova obra do Programa Cidade Saneada será iniciada na Região Metropolitana do Recife, rumo ao cumprimento da meta estabelecida para que a RMR e também a cidade de Goiana, na Mata Norte, alcance o percentual de 90% de cobertura de esgoto até o término do projeto. Desta vez, as ações do programa, que é uma parceria entre a Compesa e a BRK Ambiental, chegam ao município de Araçoiaba, iniciativa que irá beneficiar 12 mil moradores com serviços de coleta e tratamento de esgoto. A obra, no valor de R$ 45 milhões, foi recentemente autorizada pelo governador Paulo Câmara (PSB) por meio do Programa Cidade Saneada.

Já está sendo realizada mobilização socioambiental em Araçoiaba para informar à população sobre o início das intervenções e sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde das pessoas, além de sensibilizar sobre o correto uso das redes de esgoto e a importância da iniciativa para o meio ambiente. A obra, propriamente dita, será iniciada na primeira quinzena de abril e deve ficar pronta em julho de 2024.

Atualmente, o município não possui atendimento de esgoto, realidade que se transformará completamente quando da conclusão da obra e início da operação do novo sistema. A obra será executada de segunda a sexta, das 7h às 17h, e com possibilidade de atividades ao sábado, das 7h às 16h. Para dúvidas e mais informações está disponível o Plantão Social, através do número/WhatsApp (81) 98255-5058, que funciona no mesmo horário das obras.

Na primeira fase da obra serão implantados 17 mil metros de tubulações que vão coletar o esgoto dos imóveis nos bairros de Loteamento Bom Jesus, Quinze e Centro. Além disso, serão construídas três estações de bombeamento e uma estação de tratamento, que também fazem parte do sistema de esgotamento sanitário. “Nosso objetivo é dispor toda a Região Metropolitana do Recife e a cidade de Goiana com o acesso ao saneamento básico, até o ano de 2037, incluindo a cidade de Araçoiaba. Esta é mais uma etapa do Programa Cidade Saneada, que avança em diversas frentes para promover a qualidade de vida dos pernambucanos”, comenta a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

A estação de tratamento terá capacidade de tratar até 50 litros por segundo, o equivalente a 2 piscinas olímpicas por dia. São previstas, aproximadamente, 1.600 ligações de ramais no novo sistema que será implantado. Além disso, durante a obra, serão gerados 150 empregos diretos e indiretos, o que ajudará a economia da região. “Estamos muito felizes em promover essa grande transformação em Araçoiaba. Vamos levar o saneamento para muito além do básico”, aponta a diretora da BRK, Ana Carolina Farias.


Cachorro Quente
CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário