Lacca Laboratório
Falub
Governo de Pernambuco (vacina)
Farmácia Rangel
Destaques

Paudalho: Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental oferece atendimento multiprofissional


Paudalho: Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental oferece atendimento multiprofissionalFoto: Josué Júnior/ Prefeitura do Paudalho

No último mês foi realizada a campanha Janeiro Branco, dedicada aos cuidados com a saúde mental, em Paudalho, o Centro de Terapias Integradas em Saúde Mental (CETISM), que fica situado no Complexo Hospitalar, no popularmente conhecido como Alto do Hospital, é o principal setor responsável por estes cuidados. O Serviço associado ao Sistema Único de Saúde (SUS) presta assistência a todas as faixas etárias e conta com uma inovação em termos de atendimento, com o uso das terapias integradas.

“Nós sabemos o quão importante é o cuidado com a saúde mental e por isso inauguramos esse centro. Nosso foco é disponibilizar um serviço humanizado, que atenda aos nossos usuários em suas necessidades com uma rede de profissionais capacitados”, afirmou o prefeito Marcelo Gouveia.

No CETISM o paciente é acompanhado por múltiplos profissionais de diversas áreas que dialogam internamente para poder tratar todo o escopo de seu problema. O local não apenas apresenta um ambulatório de saúde mental, mas um sistema multiprofissional com 15 médicos, que dialoga com a Rede de Saúde Municipal.

O paciente é encaminhado através da rede de atenção básica nas unidades básicas de saúde e não passa por um sistema de regulação, porém, pela demanda, há uma lista de espera. Pela necessidade, é dada prioridade a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tendo mais de 60 crianças sendo acompanhadas atualmente. O Centro oferece plantão psicológico, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros médicos.

“Esse é um serviço muito avançado para o SUS. É algo que tende a ser modelo para outras cidades, porque organizamos um serviço que é essencial para a população. Além da questão organizadora, que está suprindo uma grande demanda de pacientes, não é possível nem valorar a importância do Centro, não conseguimos nem mensurar. O desafio para 2023 é ampliar o acesso, ampliar as terapias e os cuidados, e estamos trabalhando para isso”, destacou a Psicóloga e Coordenadora de Saúde Mental de Paudalho, Riva Karla.


Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário