Conheça a história de Luciano Juba, destaque do Sport no Campeonato Pernambucano deste ano

Um dos principais destaques do Campeonato Pernambucano, o Sport está na final da competição para enfrentar o Retrô. A ótima campanha da equipe na classificação do campeonato pernambucano acontece, entre outras coisas, a partir do desempenho de um jogador: o meio-campista Luciano Juba. Na tabela do campeonato pernambucano, o Sport aparece com 29 gols marcados em 12 jogos e boa parte desse desempenho ofensivo é por causa de Juba. O atacante de 23 anos fez 6 gols. Se contar em toda temporada, ele tem 13 jogos disputados, com 12 gols marcados e 11 assistências.
O jogador natural de Serra Talhada foi revelado pelo Sport e se firmou nesta temporada entre os titulares. Antes de chegar à equipe profissional, ele atuou nas categorias de base e também teve uma passagem pelo Confiança, do Sergipe. Agora, é uma das estrelas do Sport. O bom momento do jogador na equipe pernambucana fez com que outras equipes da região Nordeste se interessassem pelo atleta. E as negociações envolvendo o atleta ganharam repercussão, já que ele decidiu assinar com o Bahia.
As tratativas começaram ainda em janeiro, quando clube baiano sinalizou com uma oferta por Jubá. O atacante tinha um contrato com o Sport até agosto deste ano. Pelas regras da Fifa, qualquer jogador pode assinar um pré-contrato com outro time quando faltar 6 meses para o fim do vínculo com o atual clube. E foi isso que Juba fez. Desde o fim de 2022, o Sport fez propostas para manter Juba no clube. O atleta já havia se destacado na reta final da temporada e, por isso, estava nos planos do clube mantê-lo. No entanto, as negociações com o staff do jogador não avançaram.
Em 2023, o atacante voltou a iniciar a temporada com bons números e entrou no radar de outros clubes. Recebeu proposta do Portimonense, de Portugal, negada pelo Sport – e posteriormente, liberado para assinatura de pré-contrato, foi procurado por Botafogo, Bahia, Vasco e Cruzeiro. Agora, o Sport segue em busca de um reforço para substituir o jogador que tem feito a dupla de ataque com o experiente Vagner Love. Ambos têm sido decisivos na temporada, participando de 38 gols dos 58 marcados pelo clube na temporada.