Serviços gratuitos serão ofertados nesta quarta (6) e quinta (7) no “Alepe Cuida”, no centro de Carpina
Nesta quarta-feira (6) e quinta-feira (7), sempre das 8h às 16h, serão ofertados vários serviços gratuitos nas áreas de saúde e cidadania entre as praças dos Emancipadores e José Otávio, por meio do programa “Alepe Cuida” que ainda terá palestras na Escola Técnica Maria Eduarda Ramos de Barros.
Serão ofertados na área central os seguintes serviços: consultas médicas e odontológicas, exames de mastologia, dermatologia, oftalmologia, mamografia, ultrassonografia (mamária, próstata e transvaginal), citologia, exames laboratoriais, incluindo PSA (exame de sangue de próstata) e ambulatório do pé diabético. Haverá, ainda, emissão de carteira de identidade e registros de nascimento, ações de educação no trânsito e demais serviços. Através da Agência do Trabalho, a população será orientada sobre elaboração de currículo e cadastramento para emprego. Já a Neoenergia terá uma unidade itinerante para atendimento ao público.
O agendamento das consultas e serviços deve ser feito pelos telefones (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026.
Lançado na semana passada, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, o “Alepe Cuida” vai além do atendimento em saúde. O programa visa ensinar, de maneira descomplicada, o que faz um deputado estadual nas instâncias interna e externa do Poder Legislativo. A palestra sobre o tema será realizada por servidores da Consultoria Legislativa da Alepe, na Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Eduarda de Barros. O próximo município a ser atendido pelo programa será Vitória de Santo Antão nos próximos dias 12 e 13. As demais cidades serão contempladas ao longo de 2024.
O programa “Alepe Cuida” é realizado pela assembleia legislativa de Pernambuco (ALEPE), e coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa em parceria com prefeituras e governo do Estado, Defensoria Pública, Fecomércio (Sesc, Senac), Agência do Trabalho, Neoenergia e as fundações Altino Ventura e Alcides Teixeira.
De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o programa foi pensado para atender os pernambucanos. “A grande procura por serviços de saúde ofertados pela Assembleia nos projetos executados pela Superintendência de Saúde indica que a Casa acerta ao disponibilizar atendimento médico à população. Com o ‘Alepe Cuida’, estamos ampliando essas ações para o interior do Estado”, informa.
O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), avalia que o sucesso da campanha do outubro rosa e novembro azul, que ofereceu atendimento gratuito em saúde e responsabilidade social, “só demonstra que a Alepe deve expandir os serviços para os pernambucanos”.
“O ‘Alepe Cuida’ é a continuidade do trabalho que executamos na Casa, dando andamento aos serviços médicos e levando bem-estar à população do interior do estado. Inicialmente, cinco cidades serão contempladas, mas isso será apenas o começo. Seguiremos assegurando atendimento de qualidade para todos os pernambucanos”, enfatiza Gouveia.











