Raquel Lyra entrega dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Malan, em Petrolina
Em compromissos de agenda na cidade de Petrolina, a governadora Raquel Lyra entregou, na última terça-feira (26), dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM). A iniciativa dobra a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco, ampliando a oferta de forma regionalizada e promovendo a descentralização do atendimento de alta complexidade. Por mês, o Governo de Pernambuco aportará R$ 401,8 mil para manter pessoal, equipamentos, insumos e outras demandas.
“Desde o ano passado, estamos nos desdobrando para descentralizar o atendimento à saúde em Pernambuco. Com a entrega de hoje, já são 383 leitos inaugurados durante a nossa gestão. Hoje, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI neonatal e dez leitos de UTI pediátrica. Isso permite que as mães que andam com seus filhos quilômetros para irem até outras cidades, agora possam ser atendidas mais perto de casa”, destacou Raquel Lyra.
Para a ampliação, o Governo do Estado investiu na requalificação do espaço onde funcionarão quatro salas de UTI, incluindo uma ala de isolamento de pacientes, sala de repouso médico, posto de enfermagem e espaço de alimentação dos profissionais plantonistas.
“Com a ampliação de leitos estamos possibilitando maior oferta de cuidados e de qualidade, assegurando acesso oportuno e eficaz aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Essa melhora na infraestrutura pode não só reduzir os tempos de espera, mas também salvar vidas”, reforçou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.
Atualmente, o Hospital Dom Malan é o único do Submédio São Francisco a oferecer o serviço na rede pública. Presente na solenidade, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o governo estadual. “É um grande ganho para a nossa cidade, vai dar um alívio. Estamos muito animados com essas ações que estão chegando na saúde e em outras áreas. Essas parcerias têm que continuar”.
O Hospital Dom Malan possui a maior maternidade da região, atendendo mulheres e crianças residentes dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco). Dos municípios da rede PEBA, 28 estão no estado da Bahia (Macrorregião Norte) e 25 cidades compõem a IV Macrorregião de Pernambuco.