Inscrições para curso gratuito de teatro em Nazaré da Mata se encerram nesta terça (30)
Seguem abertas as inscrições gratuitas para a primeira oficina de iniciação teatral para adolescentes, jovens, mulheres, idosos e público LGBTQIAP+. Até esta terça-feira, dia 30 de abril, os interessados com idade a partir dos 16 anos devem procuram a conta do curso Recortes Teatrais no Instagram: @recortesteatrais1. As aulas serão ministradas de forma presencial no Colégio Municipal Dom Mota, em Nazaré da Mata. Os encontros serão realizados sempre aos sábados e domingos, durante os dias 4, 5 e 10 maio, das 14h às 17h. As vagas são limitadas.
A atriz Kelly Soares e o ator e compositor musical Wilemberg Guerra estão à frente da oficina. Ambos têm experiências em peças e filmes dirigidos e rodados nos circuitos audiovisuais da região canavieira. Ao todo, a capacitação terá carga horária de 9 horas-aula. Todos os participantes também vão ter direito a certificado, ao final da formação.
Ao longo dos quatro dias de atividades, o público inscrito na oficina vai poder vivenciar e aprender sobre técnicas de movimentos, expressões corporais e atuação no palco. Toda proposta da oficina será elaborada em um contexto artístico-pedagógico, inspirado na obra de Augusto Boal – diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.
Para além das questões performáticas, a oficina de teatro traz a importância dos artistas desenvolverem apropriação sobre o texto, ferramenta fundamental no desempenho do papel, transmissão das histórias, construção dos personagens e diálogo entre os atores. Nesse caso, a atividade será inspirada na obra de Bertold Brecht, um dos nomes mais influentes do teatro no século 20.
O ponto alto do projeto será no dia 11 de maio. Na ocasião, haverá a culminância das atividades com a apresentação de um recital e de grupos musicais convidados. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação. Já o incentivo é da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.