Farmácia Rangel
Governo Junho
Falub
Lacca Laboratório
Cidades

Justiça suspende divulgação de pesquisa para prefeito de Lagoa de Itaenga


Justiça suspende divulgação de pesquisa para prefeito de Lagoa de Itaenga

Na tarde da última terça-feira (21), a juíza eleitoral da 135ª zona eleitoral de Feira Nova, Mirela Lissa Yasutomi, emitiu decisão liminar para suspender a divulgação da pesquisa para prefeito de Lagoa de Itaenga, realizada pelo instituto Opinião.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 18 de maio, com 350 entrevistas e foi encomendada pelo Blog de Magno Martins ao valor de R$ 7 mil e seria divulgada nesta quarta (22). Segundo a decisão judicial, a pesquisa foi questionada pelo partido PTdoB onde entre os pontos apontados, um deles foi acolhido pela justiça eleitoral, sendo ele duas perguntas do questionário.

“Às perguntas 04 e 05, percebe-se um certo tratamento diferente a um dos pré-candidatos, o que gera interferência na lisura do processo eleitoral. Isso porque, mesmo não tendo regras específicas sobre a formatação/formulação das perguntas, há de se combater perguntas/situações/cenários que induzam ou influenciem o entrevistado a determinados posicionamentos ou respostas. Na pesquisa analisada, três pré candidatos são citados, mas há apenas dois cenários de confronto direto, não três, o que seria o esperado, para o contexto apresentado pela pesquisa. O nome do Sr. Carlos do Moinho aparece em ambos e não há um cenário entre os outros dois pré-candidatos – Dimas Natanael e Toinho da Câmara” afirmou a magistrada.

Em caso de divulgação, será aplicada uma multa de R$ 10 mil e o prazo de dois dias foi concedido para ser apresentada a defesa.

 


Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário