Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Governo Junho
Sem categoria

Saúde mobiliza dia D de vacinação contra a Poliomielite para municípios


Saúde mobiliza dia D de vacinação contra a Poliomielite para municípios

O Dia D de mobilização contra a poliomielite acontece neste sábado (08/06) e em Pernambuco todos os municípios farão ações voltadas a imunização das crianças com até 4 anos. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai até o próximo dia 14 de junho, e no estado 603.488 crianças estão aptas a ser imunizadas contra a doença que é caracterizada por um quadro de paralisia, que acomete os membros inferiores de forma irreversível.

A estratégia de vacinação foi iniciada no último dia 27 de maio, e até o momento, de acordo com as informações repassadas pelas gestões municipais ao Programa Estadual de Imunizações, em Pernambuco foram aplicadas 7.937 doses da vacina.

“É importante destacar que além da urgência de retomar as altas coberturas vacinais, temos o alerta de risco de reintrodução de doenças que provocam sequelas graves como a Poliomielite. Por isso, chamamos a todos os adultos responsáveis por crianças menores de 5 anos de idade para neste sábado atualizar a caderneta de vacinação e proteger às nossas crianças”, reforça a superintendente de Imunizações, Jeane Tavares.

Para Campanha Nacional, o recorte prioritário definido para o Ministério da Saúde é a imunização da população formada por meninos e meninas com idades 1 a 4 anos, que consiste em uma estimativa populacional de 488.221 pessoas. Para este público, a vacina deve ser aplicada de forma indiscriminada com a via oral (gotinha), desde que a criança já tenha recebido as três doses de vacina poliomielite (injetável) do esquema básico.

As crianças menores de 1 ano de idade também serão contempladas na mobilização. Para estas, o foco deve ser a atualização da caderneta de vacinação com a vacina contra a Poliomielite Injetável (VIP). Mães, pais e responsáveis por todas as crianças menores de 5 anos devem buscar a unidade de saúde mais próxima, munidos do cartão de vacina para verificação da situação vacinal e receber a dose do imunobiológico conforme indicado.

Cobertura Vacinal

Pernambuco se configura como um estado com risco de reintrodução da doença, visto que a cobertura vacinal ainda está abaixo do preconizado (a meta é imunizar 95% da população-alvo). Em 2023, a cobertura para poliomielite em crianças menores de 1 ano foi de 82,68%, representando uma leve elevação quando considerado os últimos três anos: 2020 (72,78%), 2021 (69,01%) e 2022 (76,25).

 


Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário