Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado, receberá nova pintura
Sede do executivo estadual, o Palácio do Campo das Princesas, localizado no bairro de Santo Antônio, no Recife, receberá manutenção da pintura em toda a sua estrutura, através de parceria entre o Governo e a empresa pernambucana de tintas Iquine. A governadora Raquel Lyra recebeu membros da diretoria da companhia para celebrar a doação dos materiais, nesta terça-feira (27). A pintura será realizada no prédio principal e nos dois prédios anexos laterais.
“Agradeço à Iquine por essa importante parceria. Uma empresa pernambucana, instalada no município de Jaboatão dos Guararapes, e que já tem 50 anos de fundação, tomou essa iniciativa de doar as tintas para fazermos a manutenção da pintura de um dos símbolos de Pernambuco, que é o Palácio do Campo das Princesas. Esse é um compromisso com a manutenção e a preservação do patrimônio histórico que tanto orgulha o nosso povo”, pontuou Raquel Lyra.
Estão inclusos na revitalização a fachada e as áreas internas do prédio principal e dos dois prédios anexos. A pintura será realizada pelo Estado a partir das próximas semanas, com previsão de conclusão em até três meses. O trabalho será desenvolvido com foco na preservação do patrimônio público e a manutenção das cores atuais e dos aspectos originais do prédio, que é do século 19, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Na reunião, o sócio e presidente do conselho de administração do Grupo Iquine, Alan Souza, que é filho do fundador da companhia, Delino Souza, comemorou a iniciativa. “A Iquine tem em seu DNA a preservação da cultura e do nosso Estado. Ao longo dos seus 50 anos, participamos da recuperação do patrimônio histórico de Pernambuco. Ficamos muito felizes pelo trabalho no Palácio do Campo das Princesas, que é um símbolo de muita representatividade para o povo pernambucano”, exclamou.
Para a pintura, foram desenvolvidas tintas exclusivas mantendo a tonalidade original do prédio que foi resgatada em 2014, quando aconteceu a última restauração. Equipes da Iquine realizaram a decapagem da pintura, há cerca de um mês, para resgatar as últimas camadas de pintura aplicadas ao longo dos anos e garantir a produção da tonalidade correta. No total, serão utilizados dois mil litros de tintas, além do material auxiliar nos reparos necessários.
A reunião teve a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, do presidente do Grupo Iquine, Eduardo Moretti, e da gerente de marketing da companhia, Magaly Marinho.