Governo vai construir Escola de Referência em Ensino Médio de Tejucupapo, em Goiana
A ordem de serviço para a construção da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Tejucupapo, distrito do município de Goiana, na Zona da Mata Norte, foi assinada nesta sexta-feira (6), pela governadora Raquel Lyra. A unidade será a primeira Escola de Ensino Médio instalada em Tejucupapo e contará com 12 salas de aula, com capacidade para 480 estudantes, três laboratórios e uma uma quadra poliesportiva. A construção é parte do programa Juntos pela Educação, que já nomeou mais de 5,5 mil profissionais da educação desde 2023. O maior número de nomeações na área nos últimos dez anos.
A governadora conheceu o terreno onde será construída a EREM, recebida pelo Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, que lhe entregou uma medalha. “Ao longo do tempo, muitas mães viram seus filhos irem a outros municípios para poder estudar. E no próximo ano, os estudantes de Tejucupapo irão se matricular na primeira Escola Estadual, perto de casa, no chão onde vivem. É dessa forma que construímos um futuro melhor para Pernambuco”, pontuou Raquel Lyra.
A unidade terá três laboratórios, com estrutura moderna e bem equipada, permitindo o acesso a atividades práticas e experimentais em componentes curriculares como ciências, informática, física e matemática. Ainda será construída uma quadra poliesportiva, espaço que pode ser utilizado para várias modalidades esportivas, incentivando a prática de atividades físicas entre os alunos.
Segundo o secretário de Educação, Alexandre Schneider, é importante que os estudantes tenham uma escola próxima à comunidade onde vivem. “Essa será uma escola de muita qualidade, climatizada e com quadra coberta. Além disso, o melhor lugar para os estudantes estarem é numa escola próxima da sua casa. Dessa forma, as crianças e adolescentes ficam menos cansados, a escola tem identidade com o seu território e ainda facilita que os pais estejam perto da equipe escolar”, ressaltou.
O desejo pela construção de uma escola estadual no distrito é antigo. Quando concluem o Ensino Fundamental, os estudantes de Tejucupapo passam a estudar em escolas de Ensino Médio no município de Goiana. “A construção dessa escola representa um sonho muito antigo, aguardamos há muito tempo. Esse é um sonho em conjunto, não só meu, mas de muitas mães e dos próprios estudantes, que migravam para Goiana ou Ponta de Pedras para finalizar seus estudos e agora não vão sair da sua comunidade para estudar”, comemorou a técnica de enfermagem Gretchen Maria da Silva, de 42 anos.
A obra será realizada com o investimento de R$ 10,1 milhões e previsão de entrega em 12 meses. Esta é a terceira escola construída em Pernambuco desde o início da gestão, em 2023. As duas primeiras, estão nos municípios de Venturosa e de Lagoa do Carro, no Agreste e na Zona da Mata, respectivamente, e tem previsão de entrega para este ano.
INVESTIMENTO – No total, através do Juntos pela Educação, o Governo do Estado pretende construir 18 novas escolas estaduais até 2026. Dessas, 15 são escolas técnicas e três são escolas de tempo integral. Desde o início da atual gestão, já foram entregues 197 novas quadras poliesportivas, e até 2026, a outras 334 quadras devem ser concluídas nas escolas estaduais.
A gestão também está dando andamento ao primeiro bloco dos Centros de Educação Infantil (CEIs) para a construção de 51 creches e pré-escolas em todas as regiões do Estado, através do regime de colaboração com os municípios.
Além disso, já foi feita uma nomeação recorde de professores e profissionais da educação, com a convocação de mais de 5,5 mil servidores, sendo 4.018 professores, 814 analistas, 433 assistentes, além de 39 profissionais brailistas, 137 intérpretes e 101 professores de música. Sendo este o maior conjunto de nomeações dos últimos dez anos.
A renovação da frota escolar também tem beneficiado os municípios pernambucanos. Já foram entregues 633 veículos às prefeituras, sendo 600 ônibus e 33 vans. O valor do investimento alcança a ordem de R$ 111 milhões.